Como funcionam os contatores O funcionamento do componente ocorre da seguinte forma: inicialmente, os contatos metálicos do dispositivo encontram-se em uma posição inicial, de repouso. Assim, quando a bobina é polarizada, ela gera um campo eletromagnético, que atrai os contatos, já que eles são metálicos.
As bobinas dos contactos são especificadas para tensões alternadas de 12, 24, 110, 127, 220, 380 e 440 V. Para as correntes contínuas, as tensões especificadas são de 12, 24, 48, 110, 125 e 220 V. Na foto abaixo temos a foto de um contator comum, para uso industrial.
Partes principais de um contator:
Os contatores permitem que, a partir de um comando elétrico, se efetue o fechamento ou a abertura de um circuito de potência. ... Os melhores contatores vendidos atualmente no mercado têm sua vida útil em torno de 5 milhões de ciclos, enquanto os de qualidade inferior têm uma vida útil ao redor de 1 milhão de ciclos.
Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases.
O Contator é um dispositivo industrial bastante utilizado em motores elétricos e eletromecânicos com duas funções primordiais: acionamento ou proteção.
Contatores são dispositivos eletromecânicos que permitem o acionamento de cargas que exigem correntes maiores, como motores trifásicos e resistências industriais, por exemplo. Semelhantes ao relés, os contatores possuem uma bobina, um núcleo e um conjunto de contatos de força e de comando.
Significado de Contator substantivo masculino [Eletricidade] Dispositivo, de operação não manual, destinado a estabelecer e interromper frequentemente um circuito.
A1 e A2 é a alimentação da bobina de seu contator. L1, L2, L3, são os contatos de potência do seu contator. Contatos com final 1 e 2 são contatos auxiliares fechados. Contatos com final 3 e 4 são contatos auxiliares abertos.
Contatos de Carga Nota 1 – NO: Normaly Open, ou seja, Normalmente Aberto (NA). Nota 2 – NC: Normaly Closed, ou seja, Normalmente Fechado (NF).
AC2: Refere-se partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis. ... AC3: é relativa aos motores de gaiola cujo desligamento é efetuado com o motor em regime. No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor.
Os dispositivos de comando, de acionamento e controle são constituídos por chaves, algumas aptas a interromper ou ligar circuitos com carga (disjuntores), outras perfazendo essas funções somente sem carga (seccionadoras).
Já o circuito de comandos ou de controle, é onde os dispositivos de acionamento e sinalização são encontrados, este local é onde possui uma combinação de elementos que executam o acionamento das cargas e sinaleiros através de uma combinação lógica dos elementos deste circuito, ou seja em comandos elétricos o circuito ...
Os comandos elétricos mais comuns são compostos por um circuito de força, que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, onde ficam suas cargas (como os motores e transformadores); e por um circuito de comando, onde ficam as lógicas de acionamento dos dispositivos de sinalização e acionamento (como botoeiras).
BOTOEIRAS. Conhecidas de forma genérica como botão de comando, funciona como um elemento responsável por ligar e desligar os circuitos, sendo as mais comuns os contatos do tipo NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado) permitindo uma grande quantidade de configurações.
O que é necessário para fazer um diagrama de comandos elétricos