A Balestilha teve grande importância nos séculos XVI a XVIII. ... A função da Balestilha era medir a distância angular, ou seja, a altura de uma estrela em relação à linha do horizonte, ou também medir a distância entre dois astros.
Sabe o que é e para que serve um quadrante? Este instrumento, que permitia a orientação dos navegadores pelos astros, também permite, de uma forma simples, medir alturas (de uma casa, por exemplo).
INSTRUMENTOS NÁUTICOS
Quais instrumentos que os navegadores utilizavam e já conheciam ?
Os instrumentos mais comuns dessa época que podemos citar, são: Astrolábio, Quadrante, Bússola, Balestilha, Sextante, Vela Latina, Mapa (Portulano) que era um tipo de carta náutica.
Balestilha
A bússola foi de suma importância nas grandes navegações, servindo como principal ferramenta de orientação geográfica dos navegadores.
A bússola ,o astrolábio,a luneta,a esfera armilar e o quadrante foram os principais...
Esses foram: a bússola e a carta de marear, bases da chamada navegação por rumo e estima.
A NAU FOI OUTRO MEIO DE TRANSPORTE UTILIZADO EM VIAGENS LONGAS E A SUA CAPACIDADE AUMENTOU AO LONGO DO TEMPO, INDO DE DUZENTAS TONELADAS NO SÉC. XV ATÉ ÀS QUINHENTAS NO SÉCULO XVI. FOI LARGAMENTE USADA NO CAMINHO DAS ÍNDIAS ONDE ATINGIU O SEU AUGE.
Para a navegação astronómica os portugueses, como outros europeus, recorreram a instrumentos de navegação árabes, como o astrolábio e o quadrante (um quarto de astrolábio munido de um fio de prumo), que aligeiraram e simplificaram.
As técnicas de navegação: ... A navegação era feita à vista, i.e., junto à costa, e muito raramente as embarcações se aventuravam pelo alto-mar. Só por volta do século XV da nossa era e que as técnicas de navegação começaram a ter um desenvolvimento acentuado permitindo realizar a primeira circunavegacao da terra em 1520.
Um dos instrumentos náuticos mais importantes para as Grandes Navegações foi a bússola ou agulha de marear, inventada pelos chineses. ... Nos primórdios, as agulhas (bússolas) eram montadas em caixas de madeira. Segundo Cherques, 1999, a palavra bússola vem do italiano, bosso (caixa), o invólucro que continha a agulha.
A Navegação na Antiguidade foi impulsionada por povos antigos que se lançaram aos mares, entre eles os viquingues, Gregos e Fenícios. A maioria dos povos antigos usavam navios de guerra em grandes batalhas, como os Gregos nos 500 anos de guerra contra os Persas.
Este local de estudos ficou conhecido como Escola de Sagres, nesta escola desenvolveram novos estudos sobre técnicas de navegação, aperfeiçoaram a bússola, o astrolábio (ferramentas de orientação geográfica), produziram constantes mapas das rotas pelos oceanos e criaram novos tipos de embarcação, por exemplo, as ...
Os principais instrumentos de navegação utilizados na época das grandes navegações foram: a bússola, o sextante, a sonda , o astrolábio, a luneta, a esfera armilar e o quadrante.
Índice
aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.