O Teste Waaler-Rose é um teste de aglutinação para determinação qualitativa de Fator Reumatóide. Seus resultados servem para auxiliar o diagnóstico da Artrite Reumatóide.
Quando a AR ocorre associada à presença de Fatores Reumatóides ela é chamada de Artrite Reumatóide Soropositiva. Esta classificação é importante pois possui implicações na evolução e no prognóstico da doença.
Como nada na Reumatologia é simples, além da artrite reumatoide clássica e “certinha”, temos a artrite reumatoide soronegativa, em que você tem a clínica, alteração de imagem e marcadores inflamatórios, mas fator reumatoide negativo.
A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. Ela interfere no revestimento dessas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular.
Causas da artrite idiopática juvenil Não há uma causa comprovada, mas há estudos que apontam que fatores imunológicos, genéticos e infecciosos estão envolvidos. A doença pode ser desencadeada após algumas infecções virais e bacterianas, por estresse emocional e por traumatismos articulares.
Velocidade de hemossedimentação ou proteína C reativa (PCR) – Para avaliar a inflamação. Anticorpos anti-núcleo – É o exame positivo com maior frequência na artrite reumatoide juvenil, e é positivo em cerca de 80% dos pacientes com envolvimento ocular.
Popularmente chamada de doença de Still ou artrite reumatóide juvenil, a artrite idiopática juvenil (AIJ) é grupo heterogêneo de doenças da infância que têm em comum a ocorrência de inflamação crônica em uma ou mais articulações do corpo.
As pessoas que sofrem com artrite reumatoide geralmentes precisam tomar remédios para dor e anti-inflamatórios (como o paracetamol ou ibuprofeno) para controlar essa dor e a inflamação.