Para diluir o corante Xadrez, basta acrescentar 50 mililitros da embalagem a cada 3,6 litros de água, misturando bem antes e durante e aplicação.
Comece enchendo uma panela grande com água (pense num tamanho que seja suficiente para tingir a roupa com conforto) e, depois, coloque para ferver no fogão. 3. Agora você deve adicionar o corante e o fixador, que serão os responsáveis por tingir a roupa que você escolheu.
Corantes reativos – O corante reativo é um produto especial para tecidos de fibras naturais. Ele vem em pó, concentrado, dilui-se em água e se fixa basicamente a por produto químico, o carbonato de sódio. Com ótima solidez, intensidade das cores, ter um bom preço e render bastante, é o meu predileto.
Como tingir roupas a frio
Se sua peça é pequena ou média, esse processo pode ser feito em uma panela grande: Dilua o corante em um litro de água fervente e reserve. Em outra panela, cubra a peça com água e então misture o corante, mexa e deixe a peça ferver por uma hora. Após esse período, acrescente sal e vinagre para fixar e deixe esfriar.
Escorra a água com vinagre e torça as roupas delicadamente. Depois, coloque três ou quatro xícaras de água (dependendo do volume das peças) e 10 a 15 gotas de corante alimentício. Misture o corante com a água em uma tigela grande e coloque as roupas torcidas lá dentro.
Aqueça a água a 40ºC, transfira-a para uma panela grande e dissolva a quantidade necessária de tinta em pó (siga as instruções na embalagem). Em seguida, mexa a roupa ali dentro por cerca de 1 hora. Por fim, enxágue bem, acrescentando sal e vinagre à última água.
Água fria. Tingir as suas roupas com água fria é a forma mais simples de lidar com isso. Coloque um pouco de água num balde e adicione tinta, vá acrescentando mais dos dois até obter a cor desejada. Depois coloque o tecido dentro da solução e deixe-o descansar por meia hora.
Você mesmo pode tingir suas roupas em casa, basta uma boa tinta de tecidos e um caldeirão com água fervendo. 1 - Antes de tingir a roupa é importante avaliar, o tecido que a peça é feita. Identifique a fibra que compõe o tecido, pois o resultado do tingimento depende do tipo de fibra da roupa.
1. Tinta de tecido (tradicional) Essa tinta é mais usada na maioria dos projetos de pintura em tecido, é diluível em água e possui grande variedade de cores.
Ferva a camisa na tintura quando a temperatura da água alcançar 49° C durante o tempo recomendado pelo fabricante. A temperatura quente abre a cutícula das fibras para permitir que a camisa absorva completamente a tinta branca.
Meça ½ xícara de alvejante e jogue-a diretamente na água borbulhante ou no dispenser da máquina. Faça isso antes de colocar as roupas ali. Caso contrário, as peças coloridas podem ficar manchadas. Para otimizar os resultados, inicie o ciclo de lavagem cinco minutos antes de adicionar o alvejante.
Despeje uma garrafa da tintura líquida para tecidos sintéticos na água quente.
Como fazer
Como Tingir Renda com Tinta em Pó ou Líquida
Encha um pote de aço com água e aqueça no fogão. Adicione o corante reativo para algodão quando a água estiver morna e mexa até que não haja mais caroços. Depois, mexa com sal. Coloque o terno na calda e mexa por 30 minutos.
Molhe o pincel para correr mais fácil e inicie pelo azul. Vá colocando a tinta em bastante quantidade. Pinte em partes, pois o tecido é muito fino e a tinta seca rápido. Depois de terminar a primeira parte em azul, comece com o magenta.
Coloque o tecido aberto e plano sobre um papel-toalha em uma área bem ventilada.
Coloque uma xícara de vinagre branco destilado para cada 10 litros de mistura de tinta. Isso ajuda a tinta a aderir às fibras de nylon na jaqueta e deixará o resultado mais intenso. Se não tiver vinagre, pode tingir a jaqueta mesmo assim. Mas pode acabar com um resultado não tão intenso quanto poderia ser.
Sim, desde que a composição do fio apresente maior porcentagem de fibras tingíveis como: algodão, poliamida (nylon), linho, juta, etc. Tanto o “Tingecor” como o “Vivacor” não tingem acetato, acrílico e poliéster. Para tingir acetato e acrílico, utilize o Sintexcor.
Deixe o tecido imerso em água fervente por cerca de 40 minutos e vá mexendo com o auxílio de uma colher de pau ou bastão. Normalmente os fabricantes de corantes também vendem fixadores de cor que devem ser usado durante esse processo. Eles são importantes para a tintura não desbotar depois.
Nos tecidos mistos dessa fibra com elastano, também chamados de cotton lycra, o algodão se sobrepõe, facilitando o tingimento. Um balde de 20 litros e tintura para água fria são tudo o que você precisa para que a lycra fique explodindo de cor em 60 minutos ou menos.
Geralmente as pessoas tingem a meada de lã, agora roupa de lã tingida é bem difícil encontrar. Resolvi utilizar o mesmo corante, no caso, o corante ideal para “lã” acrílica é o Sintexcor (o mesmo utilizado para tingir botões e pérolas) da corantes Guarany .
Tingimento natural com chá preto:
Para o algodão, água em ebulição Cada fibra tem a temperatura certa de tingimento. Para o algodão, Pluumbago recomenda a água a 100 °C. Quando começar a fervura, acrescente o corante e dissolva-o bem, mexendo com o pegador.
Como tingir pele de carneiro de preto