Quando a Lua está cheia ou nova, essa força está na mesma direção da atração lunar - isso torna as marés mais altas. Do mesmo jeito, nas fases minguante e crescente, parte da força gravitacional da Lua é anulada; assim, as marés baixas são menos baixas.
As alterações acontecem porque a Terra atrai a Lua, fazendo-a girar através da gravidade. A Lua também atrai a Terra, mas de um jeito mais suave. Esse “puxão” gravitacional afeta consideravelmente a superfície dos oceanos devido à fluidez, com grande liberdade de movimento da água.
Assim, as marés surgem decorrentes dessa atração gravitacional que a Lua exerce nas águas dos oceanos, e, em uma menor escala, da atração gravitacional o Sol exerce sobre os oceanos; sabendo também que a Terra atrai a Lua, a Lua igualmente atrai a Terra, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentidos opostos ...
As marés são o movimento periódico de elevação e declínio das águas do mar, formando as ondas por meio da forte interferência dos ventos, que transfere parte de sua energia para a água.
6 horas
Quando há o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, as forças gravitacionais sobrepõem-se, fazendo com que as marés fiquem bem mais intensas, evidenciadas, por serem mais elevadas. Estas são as chamadas marés "preamar", que são as marés cheias, ou ainda, marés altas.
De qualquer forma, as cidades costeiras sempre têm as marés como ameaças constantes. O risco das águas tomarem conta dessas regiões mais baixas é preocupante, haja vista que, se atingidas pelas violentas ondas, podem sofrer uma perda de vidas e infraestrutura imensurável.
Ao contrário do que parece não é verdade que o mar “enche” e depois “esvazia”, o que ocorre é um deslocamento da água de um lugar para o outro. O efeito das marés é provocado pela aproximação dos astros com o campo gravitacional da Terra. ... No período de 24 horas e 48 minutos, as águas do mar sobem e descem duas vezes.
Normalmente ocorrem dois períodos de maré alta e dois períodos de maré baixa ao longo de um dia. O intervalo entre a maré alta e a maré baixa é de aproximadamente 6 horas. Além da força gravitacional exercida pela Lua, a maré também é influenciada pela força gravitacional que o Sol exerce sobre a Terra.
As marés são movimentos oceânicos que ocorrem graças à atração gravitacional do Sol e da Lua sobre a água dos mares. ... Quando a água do mar está mais próxima da Lua, aquela é atraída por esta com uma força de maior intensidade do que nos demais pontos. Enquanto isso, na parte oposta da Terra, a água tende a afastar-se.
A cada dia, a influência lunar provoca correntes marítimas que geram duas marés altas (quando o oceano está de frente para a Lua e em oposição a ela) e duas baixas (nos intervalos entre as altas). ... Por outro lado, quando as forças de atração da Lua e do Sol se opõem, quase não há diferença entre maré alta e baixa.
Tábua de maré em Vitória hoje Como se pode ver no gráfico, a maré mais alta de 1.
Tábua de maré em Recife hoje No momento, a maré está baixando em Recife. Como se pode ver no gráfico, a maré mais alta de 2.