Músculos mastigatórios: são aqueles que estão ligados apenas à realização dos movimentos mandibulares: temporal, masseter, pterigóideo lateral, pterigóideo medial e ventre anterior do digástrico.
Os músculos que originam ou se inserem no osso hioide são: genio-hioideo, milo-hioideo, digástrico, estilo-hioideo, omo-hioideo, esterno-hioideo, tiro-hioideo, constritor médio da Page 17 5 faringe e hioglosso.
Os músculos supra-hióideos se dispõem entre a mandíbula e o osso hióide, distribuídos em dois planos superficiais e profundo, que ligam o osso hióide ao crânio....Questão 1.
O músculo esternotireóideo se origina da superfície dorsal do manúbrio e se insere na linha oblíqua da cartilagem tireóidea. Esse é o motivo pelo qual o esternotireóideo é o único músculo hióideo que não se insere diretamente no osso hióide.
O músculo temporal é um músculo da mastigação plano, em forma de leque, localizado na lateral do crânio.
O músculo digástrico possui duas funções principais: Depressão da mandíbula quando o osso hioide está fixado. Elevação do osso hioide e da laringe quando a mandíbula está fixada.
A função deste músculo é facilitar a fala e a deglutição, elevando o assoalho da boca e o osso hioide e rebaixando a mandíbula. Este artigo descreverá a anatomia do músculo milo-hióideo.
Função. A contração unilateral do músculo esternocleidomastóideo flexiona a coluna vertebral cervical para o mesmo lado (flexão lateral) e roda a cabeça para o lado oposto. Uma contração bilateral eleva a cabeça através da extensão dorsal das articulações cervicais superiores.
Na anatomia humana, o esternocleidomastoideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas “cabeças”: a esternal e a clavicular.
Sua ação é de elevar e tracionar a pele do pescoço e do ombro, auxiliando no abaixar a mandíbula, abaixar o lábio inferior e o ângulo da boca. Além disso, possui a capacidade de ajudar na expressa facial ou mímica, do horror e surpresa na face.
4. Alongamento do músculo trapézio
Tratamento de dor no trapézio
O que fazer: para aliviar a dor na escápula causada pela bursite pode-se aplicar gelo no local, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. O médico ortopedista também pode recomendar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides para melhorar a dor e diminuir a inflamação.
16 exercícios para fortalecer ombros e evitar lesões
Pegue seu cotovelo direito com a mão esquerda e puxe-o para a orelha direita. Se incline para frente para aumentar o estiramento e a mobilização da articulação do ombro. Mantenha-se na posição por 60-90 segundos e repita com ambos os lados.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?