Cereais como o trigo e a cevada foram os primeiros alimentos a terem seu cultivo em escala para consumo e o pão foi o primeiro alimento preparado para o consumo que a história registra. É, talvez, a receita mais antiga do mundo.
Os camponeses comiam carne, às vezes em menor quantidade porque eram caras. Comiam carne branca, como peixes e aves, mas carne vermelha era mais difícil. Às vezes o único bem que a família possuía era um boi. De legumes, eram alcachofra, ervilha, cenoura, beterraba, usavam todos misturados.
Resposta. Resposta: observando-se a evolução do processo alimentar, conclui-se que a cultura tem forte influência nos hábitos alimentares. O homem pré-histórico comia de tudo.
Durante o chamado período Paleolítico, uma divisão temporal que se estendeu por cerca de dois milhões de anos, até mais ou menos 10 mil anos atrás, os humanos ainda viviam da coleta de frutas, raízes e outras espécies vegetais, mas começaram a desenvolver o hábito de se alimentar de proteína animal, decorrente da caça, ...
A relação entre a comida e a saúde já foi comprovada em diversas pesquisas e estudos. Muitos alimentos tem o poder de curar, prevenir ou auxiliar no tratamento de doenças, assim como muitos deles, se consumidos em excesso, causam sérios problemas que comprometem o perfeito comportamento do corpo.
Uma alimentação saudável é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.
Dicas para ter uma alimentação saudável
As três regras da alimentação saudável
evite sucos industrializados, refrigerantes, bolos e biscoitos doces e recheados; reduza a quantidade de sal na comida; beba pelo menos dois litros de água por dia; pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
Quer mudar seus hábitos? Veja 10 passos para uma alimentação saudável
Reeducação alimentar: cinco ações para mudar sua rotina
Na dieta para perder barriga deve-se reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batata, pão e bolachas. Além disso, também é necessário eliminar os doces, as frituras e o consumo de alimentos processados como salsicha, temperos em pó e comida pronta congelada.
Confira 7 dicas para começar sua reeducação alimentar
Cardápio para emagrecer com saúde