A obra “O Príncipe”, escrita por Maquiavel em 1513, e publicada postumamente em 1532, se transformou em sua obra-prima. ... Para Maquiavel, o importante era realizar o desejo projetado, mesmo sob qualquer forma de governo – monarquia ou república, e por qualquer meio, inclusive a violência.
Maquiavel afirma que um príncipe deve querer ser considerado piedoso e não cruel, porém, tal piedade deve ser empregada corretamente. ... Para Maquiavel, é preferível ser temido do que amado. Essa ideia surge do princípio de que os homens, no geral, são seres volúveis, covardes, ambiciosos.
Um dos pontos mais centrais do pensamento de Maquiavel é a dicotomia entre virtude e sorte, ou “fortuna”. Um príncipe, ou governante, virtuoso é aquele que não necessariamente é pérfido, mas sabe conquistar seus favores para manter o poder e expandir o domínio sem depender do acaso.
Resposta: a) O maior dever do príncipe era manter o governo ou o Estado. b) O príncipe, segundo Maquiavel: (1) não precisa ser bom (ou piedoso, fiel, humano, íntegro), (2) ele aparenta ser bom (ou seja, usa da hipocrisia), e (3) deve estar pronto a fazer o mal.
As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação.
O príncipe deve proceder de forma equilibrada, com prudência e humanidade, mas que não tenha muita confiança e nem demasiada desconfiança nos homens. Também ele deverá saber se utilizar do seu lado bom e do seu lado mau, deve saber punir tanto com as leis, quanto com a violência.
Na obra Maquiavel buscou na imitação de exemplos da antiguidade os grandes exemplos do que seria um bom governante. Para Maquiavel, mais do que as grandes ideias e palavras, os grandes feitos eram o que realmente importava, assim, para Maquiavel a disciplina crucial para o grande líder era a História e não a Filosofia.
Em português, recomendo a edição da Companhia das Letras e também a 3ª edição revisada da Martins Fontes. As duas valem a pena, pela qualidade e preço. E evite a qualquer custo a edição da Martin Claret! A d'Os Pensadores, no caso de Maquiavel, também não é uma boa.
Para Maquiavel, metade de nossas ações é governada pela fortuna, metade pela virtù. A fortuna é fácil de entender: é o acaso, a sorte, favorável ou desfavorável.
Isto é, um príncipe que agir sempre da mesma maneira e de acordo com os mesmos princípios em todas as circunstâncias fracassará e não terá Virtù alguma. Para ser senhor da sorte ou das circunstâncias, deve mudar com elas e, como elas, ser volúvel e inconstante, pois somente assim saberá agarrá-las e vencê-las.
Significado de Fortuna Boa sorte; em que há ventura, júbilo, abundância: tive a fortuna de estar no evento.
Virtù é a energia ou ação humana que está em oposição à fortuna. ... Maquiavel às vezes parece dizer que virtù poderia derrotar Fortuna se fosse aplicada corretamente. Se um príncipe sempre pudesse adaptar sua virtù às circunstâncias atuais, ele sempre seria bem-sucedido.
Os conceitos de Virtù (coragem, valor, capacidade, eficácia política) e de "Fortuna" (sorte, acaso, influência das circunstâncias) têm grande importância para a concepção maquiaveliana da história.
Resposta. Em Maquiavel, o "príncipe" (Líder Político) deve usufruir da Virtude, ou seja, da qualidade inata de seu ser, suas qualidades, aptidões, para conduzir-se no poder.
Resposta. O conceito de virtú elaborado por Maquiavel era diferente do conceito de virtude cristã, mais baseado na bondade e em outras qualidades, pois envolvia uma capacidade de usar uma situação em favor próprio.
Em sua obra, Maquiavel descreve quais as qualidades que um príncipe deve possuir e como deve usá-las. O príncipe deve ser ponderado, humanitário, prudente, agir de forma equilibrada.
Fortuna era a deusa romana do acaso, da sorte (boa ou má), do destino e da esperança. Corresponde a divindade grega Tique. ... Fortuna era considerada filha de Júpiter.
A Virtù, como visto, é uma figura utilizada para representar a liberdade, o livre-arbítrio do governante em relação à imprevisibilidade e determinabilidade da história. ... Já a Fortuna representa uma deusa grega, uma mulher que, segundo Maquiavel, escolhe entre os mais viris, como maior Virtù, aquele que vai conquistá-la.
Palavras que rimam com Fortuna:
Resposta. O conceito de virtú elaborado por Maquiavel era diferente do conceito de virtude cristã, mais baseado na bondade e em outras qualidades, pois envolvia uma capacidade de usar uma situação em favor próprio.
Resposta: Maquiavélico é o adjectivo que os dicionários consultados mostram; não há registo de "maquiaveliano", embora haja forma alternativa atestada, maquiavelista (cf. Dicionário Houaiss).
Maquiavel define a política como a forma de ordenamento social, categoricamente ligado às ideologias monárquicas. Suas principais características eram a absoluta legalização das ações de controle das entidades centralizadas nas mãos de poderio do rei, como descrito previamente em diversos trabalhos anteriores.
Significado de Potestade substantivo feminino Qualidade ou condição de quem manda, de quem exerce domínio sobre algo; potência, força, poder. ... [Religião] Ser de poder absoluto, supremo: as potestades gregas; Deus, divindade. substantivo feminino plural Postestades. Os anjos que fazem parte da sexta hierarquia.
Principados e potestades tem algumas interpretações, pois na bíblia é utilizado de algumas formas, como “principados” e “potestades” como “governadores”, “poderes” ou “autoridades”. ... Também em (Efésios 2:2) a expressão “príncipe da potestade do ar” é aplicada para se referir a Satanás.
Significado de Principado Território cujo governo pertence a um príncipe ou a uma princesa.
EXPRESSÕES Potestades celestes , Rel : os entes celestiais, que são Deus, os anjos e os santos. Potestades das trevas , Rel : os seres demoníacos; os demônios.