O levantamento é a ação realizada após uma recepção e tem como objetivo fazer com que a bola ganhe altura para facilitar o ataque. Quando o levantador, em função das rotações, está ocupando uma das posições de defesa, é feita uma infiltração, que é a entrada do levantador entre dois jogadores de ataque.
O levantamento normalmente é realizado através do toque, possuindo características técnicas bastante similares a este. Quando o aluno já domina a técnica, devemos orientá-lo a tentar fazer o mesmo procedimento gestual técnico para levantar bolas para diferentes locais da quadra, com o objetivo de enganar o adversário.
Revisão dos Fundamentos... Levantamentos e jogadas combinadas do levantador
Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.
A principal função do saque é quebrar/dificultar a recepção do adversário, fazendo com que ele passe a bola de graça ou até mesmo fazer o ponto de saque.
Saque ou serviço Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola. Existe a denominada área de saque, que é constituída por duas pequenas linhas nas laterais da quadra, o jogador não pode sacar de fora desse limite.
Saque por Cima (tipo tênis) O saque por cima é o mais utilizado no voleibol, pelas variações que oferece em relação a trajetória da bola, local onde se queira sacar e distância que se queira atingir. Por tudo isso, você deve treinar bastante para uma perfeita assimilação deste saque.
A recepção tem como objetivo fazer com que a bola perca força e velocidade, facilitando, assim, o levantamento. A ação de receber a bola é realizada pelo jogador que ocupa a posição 6 ou pelo líbero da equipe, após o ataque adversário. A recepção é o primeiro contato de uma equipe com a bola.
Recepção A jogada de defesa que recebe o saque é chamado de recepção. Uma recepção bem feita possibilita um desempenho melhor no ataque da equipa. A recepção costuma ser realizada através do toque ou da manchete.
Basicamente, os tipos de recepção podem se dividir em dois: formal e informal. Não importa o estilo, as regras sempre serão as mesmas, o que muda é o jeito de servir, o cardápio e os talheres e as louças.
Resposta: As formas de receber a bola, mais comuns no basquetebol são: recepção de bolas altas, bolas médias e baixas, ou que venham de baixo para cima. Tipos de passes mais utilizados no basquetebol: Passe de peito: Utilizado para lançar a bola à curta e média distância.
Recepção - Acontece após o saque, a técnica usada para fazer a recepção é a MANCHETE e o objetivo do jogador que faz a recepção é colocar a bola na mão do levantador.
Recepção de bola com o peito do pé: A recepção de bola com o peito do pé é um procedimento que requer um bom domínio e ação rápida, normalmente é utilizado em situações em que a bola vem de maior altura, colocando o pé embaixo da bola que vem caindo.