d) Platyhelminthes. e) Chordata. Alternativa “c”. Os animais do filo Cnidaria são os únicos que apresentam apenas dois folhetos germinativos, sendo, portanto, chamados de diblásticos.
Triploblástico é uma designação para os animais que apresentam um terceiro folheto embrionário denominado mesoderme que se forma na gastrulação, originando os tecidos dos sistemas muscular e circulatório, das glândulas endócrinas e gônadas, em contraposição com os diblásticos, que só apresentam ectoderme e endoderme.
Animais dos filos Echinodermata (estrelas do mar, ouriços) e Chordata (vertebrados) são classificados como deuterostomados, ou seja, seu ânus foi originado a partir do blastóporo.
Quando dá origem apenas à boca ou tanto à boca quanto ao ânus, os animais são chamados de protostômios (proto = primeiro). ... Quando o blastóporo dá origem ao ânus os animais são chamados de deuterostômios (deutero = posterior). É o caso dos equinodermos e dos cordados.
Protostomia (do grego Protos, primeiro + stoma, boca) é um clado de animais com simetria bilateral e três camadas germinativas. O nome do grupo deriva do fato que no desenvolvimento embrionário a boca é formada antes do ânus. Na língua portuguesa, o termo protostómios ou protostômios é utilizado para denominar o grupo.
Em embriologia, o blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva (ou arquêntero) com o meio externo. Nos equinodermos, nos hemicordados e nos cordados, o blastóporo dá origem ao ânus (deuterostômios - origina o ânus primeiro e a boca por segundo. ...
Protostômios - blastóporo origina a boca (ânus poderá abrir-se posteriormente). São os animais em que o blastóporo vai originar a boca do embrião, sendo que o ânus (que vai se formar só a partir dos asquelmintes) irá abrir-se posteriormente. ... Deuterostômios - blastóporo origina o ânus (boca abre-se posteriormente).
Animais no filo Chordata são deuterostômios (ânus formado primeiro), têm simetria bilateral, celoma, metamerismo, e cefalização, porém para classificar animais como cordados, além de todas essas características, eles precisam apresentar algumas outras que são exclusivas.
São celomados, não possuem corpo segmentando e apresentam endoesqueleto. Além disso, esses animais são deuterostômios, ou seja, o blastóporo origina o ânus primeiro que a boca. O fato de serem deuterostômios deixa esse filo mais próximo dos cordados.
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
Os protocordados são animais cordados invertebrados. O grupo possui poucos representantes e todos são pequenos animais marinhos. Os protocordados representam os cordados mais primitivos. ... Durante a fase embrionária, todos os cordados apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
Os animais craniados são todos aqueles que possuem um crânio, caixa óssea ou cartilaginosa que envolve o cérebro e os órgãos da visão, olfato e o ouvido interno. Todos os mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios pertencem à este grupo. Animais vertebrados são aqueles que possuem uma coluna vertebral segmentada.
Cephalochordata é um dos subfilos do filo Chordata com mais ou menos 30 espécies. ... Cefalocordados são animais pequenos (centímetros de comprimento) finos, com corpo achatado lateralmente (como o corpo dos peixes), transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente.
Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. São representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.