Os 10 Piores Sentimentos
Primárias: são aquelas facilmente perceptíveis pelas pessoas, como o medo e a alegria. Secundárias: não são tão fáceis de notar, como por exemplo, o nervosismo, a culpa ou a vergonha.
Sentimento: os tipos de sentimentos podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança) e neutra (compaixão, surpresa).
É necessário movimentar-se, estimular o corpo, tomar banhos quentes, ouvir musica, ajudar as pessoas necessitadas e socializar-se, inclusive relacionar-se com um parceiro(a) amoroso(a) para vencer esse quadro.
· Alegria: promove sensação de satisfação pelo convívio com o outro, mantendo a socialização entre as pessoas. Dessa forma, cria e fortalece os laços sociais, o reconhecimento do grupo e aceitação individual. · Tristeza: permite o pensamento reflexivo, reformulação de pensamentos e mudanças de comportamentos.
A Tristeza, aliás, rouba a cena no longa da Pixar. É ela que muitas vezes promove o consolo e o conforto por parte dos outros, que instiga a empatia, como fica evidente quando a menina é apoiada pelos pais ao perder uma importante partida de hóquei.
Se pessoas poderosas sentem raiva, as consequências podem ser devastadoras - até mesmo a guerra. Mas, segundo os psicólogos, ela também pode focar a nossa mente, e nos dar energia para agir quando fazem algo de errado conosco.
O filme Divertida Mente representa a relação de cérebro e mente de uma forma lúdica e compreensível. Nele, as cinco principais emoções que Divertida Mente relata são raiva, medo, alegria, tristeza e o nojo. Todas elas ficam numa sala de controle que num primeiro momento começa de um modo bem simples.