Ensaio utilizado para análise de cabos juntamente com seus acessórios após a instalação. É realizado para garantir que a interferência humana (montagem) dos cabos e acessórios foi efetuada de maneira adequada.
Desse modo, a energia elétrica não pode seguir muito longe. Por essa razão, a corrente contínua é usada em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como o de um computador. Tal corrente não serve, porém, para transportar energia entre uma usina e uma cidade.
A corrente elétrica alternada é produzida em geradores AC, presentes em praticamente todos os tipos de usinas de eletricidade – hidrelétricas, solares, eólicas, termoelétricas etc.
Na corrente contínua, todos os elétrons seguem um fluxo direcional único, estabilizando a carga. Bons exemplos de sistemas de corrente contínua são as pilhas – em que a carga vai do positivo para o negativo, e vice-versa – e os painéis solares.
A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.
Corrente contínua: DCA, ADC (ou um A (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e uma linha continua). Corrente alternada: ACA (ou um A (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele). Resistência: Ohms, cujo símbolo é a letra Omega do alfabeto grego.
A frequência é representada pela letra f, e sua unidade de medida é o hertz (Hz), que equivale a quantidade de ciclos por segundo, assim se dizemos que uma onda vibra 60 Hz significa que ela oscila 60 vez por segundo.
DC – sigla de corrente contínua (em inglês – direct current). AC – sigla, de corrente alternada (em inglês – de Alternate Current).
A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo"). Este sistema foi concebido por um monge no ano 525. Um sistema mais recente usa A.E.C., sigla para "Antes da Era Comum" e E.C.
O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro. Essa ferramenta é capaz de medir: ... Tem como base, uma alta resistência de entrada capaz de mudar o ganho de tensão, corrente ou resistências elétrica.
O multímetro é um instrumento capaz de medir a corrente elétrica, a tensão e a resistência. Como o próprio nome sugere, o multímetro é um multi medidor, pois une em um só aparelho as funções de um amperímetro, ohmímetro e voltímetro.