Turbidez ? É a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de partículas flutuando na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto, e o valor máximo permitido de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU.
Para acabar com a água turva do seu aquário e ter de novo uma água cristalina precisamos focar em limpar seu aquário, ou seja, zerar amônia e nitritos e estabelecer uma água de qualidade e estável. Teste a á água do seu aquário: Cheque os níveis de amônia e nitrito do seu aquário antes, durante e depois do tratamento.
Saiba como manter um aquário sempre limpo e aprenda a cuidar dos seus peixes e das suas plantas....Tipos de limpeza
A primeira ação a ser tomada quando está com problema na oxigenação do aquário é realizar uma troca parcial de água de até 50%. Ao mesmo tempo, aumentar a circulação da água adicionando um aerador – as famosas bombinhas d'água – com uma pedra porosa ou mesmo um filtro adicional.
Muitos podem ser os motivos do cheiro ruim em um aquário, um deles, por exemplo, é o acúmulo de matéria orgânica em decomposição. ... Além disso, até mesmo plantas em decomposição ou animais doentios podem ser a causa do cheiro ruim.
As setas vermelhas indicam o consumo de oxigênio e as setas verde indicam a disponibilidade. Primeiro, vamos entender como se dá o processo de oxigenação no aquário e já vou dizendo que aquelas bombinhas de ar não ajudam muito. A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico.
Então, a primeira coisa que você precisa fazer para reduzir os níveis de amônia em um aquário é instalar um filtro e adicionar mídias biológicas, e deixá-lo funcionando por cerca de 30 dias (Ciclagem). Isso se tornará o sistema de suporte à vida para os peixes.
Teste de KH (dureza carbonatada)
Quanto menores forem as dimensões do aquário e mais peixes o habitarem, mais frequentemente a água deve ser mudada. Por norma, deve substituir-se cerca de 30% da água do aquário, cerca de um terço do conteúdo do aquário. Esta percentagem de água deve, então, ser trocada em média a cada 14 dias.
O volume do aquário pode ser calculado com facilidade a partir de suas dimensões. Multiplique o comprimento pela largura e pela altura. Todas as medidas em centímetros. O resultado é dividido por 1.
6 dicas para deixar a água do aquário cristalina
Faça água solar Basta deixar uma garrafa de vidro transparente com a água de torneira exposta ao Sol durante todo o dia, até anoitecer; ela deve ficar aberta (sem tampa), apenas com um paninho respirável (voal) cobrindo o bocal. Como o cloro é um gás, esse processo fará com que ele evapore.
Utilizar 1 gota de clarificante por litro de água do aquário. Espalhar o produto uniformemente pelo aquário, mantendo a filtração e aeração acionadas para uma clarificação ótima. Após a formação de flocos leitosos, indicador do início da ação do produto, a água deverá ficar cristalina após 12 ou 24 horas.
A água esverdeada ocorre devido a um excesso significativo de luz (principalmente luz solar direta) ou a um grande problema de qualidade da água. Embora possa parecer terrível, não é tóxica para os peixes.
A água do lago ou aquário fica verde quando partículas microscópicas de algas estão em suspensão na água dando a coloração esverdeada na água. ... Troca parcial de água ajuda a clarear a água apenas por um tempo determinado, pois a alga ira aparecer novamente.
Para evitar as algas verdes
Modo de usar:
Use uma vassoura ou escova para limpar o lodo e outras substâncias acumuladas no fundo do lago. Após finalizar a limpeza, jogue os resíduos no lixo. Contrate um profissional experiente, dependendo da proporção da sujeira e do tamanho do tanque. A dragagem é uma técnica que remove os sedimentos sem drenar a água.
Outra opção e a mais natural entre todas em acabar com as algas são as plantas, para isso basta que tenhamos plantas aquáticas no lago, como: Sombrinha chinesa, Papiro, Inhame, Aguapé, Copo de leite, etc. Assim sendo, as plantas conseguem eliminar todo o nitrato antes das algas, diminuindo a sua quantidade.
Quais os tipos de tratamento para eliminar as algas da piscina?
Ponha a pasta de sulfato de gipsita em quatro dos jarros contendo água do lago. Coloque uma colher de sopa no primeiro jarro, duas no segundo, três no terceiro jarro e quatro no quarto (etiquetando cada jarro para que você saiba quanto da pasta foi adicionada).
Varra a lama para fora da lagoa, pois ela é lixo orgânico de plantas e animais que se acumula no fundo da lagoa. Em seguida, pegue a vassoura e varra o lixo orgânico em direção à entrada da bomba, no fundo da lagoa.
Embora torne-se difícil de ser removido com a proliferação veloz, o aguapé pode ser extraído manualmente ou com o uso de máquinas. O procedimento deve ser realizado quando, levadas pelo vento, as plantas se concentrarem à margem da represa.
O tratamento em áreas grandes como em represas, açudes, etc., a ocorrência e crescimento rápido de algas poderá ainda ser tratada com argilas especiais que aglomeram as algas levando-as ao fundo com ajuda de Natfloc.
Mesmo que a água já tenha sido filtrada, o ideal é purificá-la com a fervura. Esse método é capaz de matar a maioria dos parasitas e das bactérias presentes na água. Para esse processo, você vai precisar de uma lata de alumínio e uma fogueira. Ferva a água por cerca de dez minutos e depois a armazene em um recipiente.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.