O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) compreende basicamente as seguintes etapas: pré-tratamento (gradeamento e desarenação), tratamento primário (floculação e sedimentação), tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário (polimento da água).
O tratamento preliminar tem como objetivo remover do efluente todos os poluentes mais grosseiros, como areia, pedras e materiais indesejáveis de maiores dimensões.
O tratamento preliminar objetiva a remoção de sólidos grosseiros e de partículas de areia, uma vez que estes sólidos podem ocasionar problemas nos equipamentos e tubulações instalados a jusante, tais como entupimento e abrasão em rotores e bombas.
Etapas do tratamento de esgoto
Tratamento de esgoto: conheça quais são as etapas
O mais evidentes e já estudados pelos/as alunos/as são a "peneiração" , a "decantação" a "filtração" e a "flotação". Mas ocorrem também outros processos químicos ou biológicos de separação de misturas.
Resposta. sao dois tipo;MECÂNICO:em geral tem um custo d ultilizacao mais baixo, principais exemplos:Decantacao, Peneiracao, Separacao magnetica e filtracao.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
Esclareça os alunos que a filtragem serve para retirar impurezas, como pequenos fragmentos de ferro ou resíduos presentes na água. Já a fervura elimina microrganismos, agentes patogênicos que podem transmitir doenças.