O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.
A orelha humana Os seres humanos têm duas orelhas, cada uma de um lado da cabeça. Cada orelha possui três partes: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna (que era conhecida popularmente pelo nome de ouvido). A orelha externa é formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo.
O ouvido interno (labirinto) cheio de líquido é uma estrutura complexa que consiste de duas partes importantes: O órgão da audição (cóclea) O órgão do equilíbrio (sistema vestibular)
De facto, corresponde a uma cavidade de cerca de 3 mm de profundidade e 2 cm de largura, denominada caixa timpânica, inserida na porção petrosa do osso temporal. No ouvido médio destacam-se dois componentes: o tímpano e uma cadeia de ossículos.
Pavilhão da orelha Também chamado de pina, é formado por uma lâmina de cartilagem elástica de formato irregular, recoberta por uma fina camada de pele.
São elas:
As pessoas com orelhas pequenas tendem a ser receptivas, delicadas, pró-ativas, sensíveis e estão sempre em busca de meios práticos para alcançar suas metas.
Dor na orelha pode ser uma série de coisas, desde infecções propriamente da orelha, as chamadas otites em suas diversas formas e nos distintos segmentos (externa, média, fúngica, bacteriana), obstrução por excesso de cerúmen, impactação de corpo estranho, até quadros relacionados a estruturas circunvizinhas, cuja dor ...