Não existe uma graduação acadêmica específica para a formação do equoterapeuta, portanto este tem a sua graduação na área da saúde ou educação e realiza cursos e pós graduação na área da equoterapia para sua habilitação./span>
Como esporte, o hipismo é uma competição em que vários cavaleiros apresentam suas habilidades em provas de perícia, velocidade e adestramento, considerando harmonia, precisão e resistência dos competidores durante as provas, compostas de cercas de quase 2 m de altura, barreiras, muros e fossos cheios de água.
Inglaterra
Quem está iniciando a preparação para a prática de hipismo deve procurar uma escola de equitação para ser devidamente orientado. É interessante ressaltar que está incluso dentro da categoria de hipismo modalidades como saltos, corrida, adestramento e polo./span>
Os competidores devem executar, de memória, movimentos perfeitamente definidos pelo Regulamento de Adestramento, numa sequência pré-estabelecida (reprise), nas três andaduras naturais (passo, trote e galope).
O Concurso Completo de Equitação (CCE), é um evento do hipismo que reúne provas de adestramento, cross-country e salto. A prova pode ser disputada em dois formatos, um dia (ODE) e três dias (3DE).
O primeiro registro de uma competição de hipismo no Brasil data de abril de 1641, graças a um holandês. A prova inicial realizada em território nacional teria sido organizada por Maurício de Nassau, em Recife (Pernambuco), com a presença de cavaleiros holandeses, franceses e brasileiros.
O hipismo clássico é um esporte extremamente completo e único cujo os ensinamentos vão muito além das técnicas de equitação e montaria. Sua prática ensina valores e competências que são fundamentais para o desenvolvimento da sabedoria e da maturidade do ser humano.
R$ 76
A prova inspirada no Hipismo é o salto com varas!/span>