O que fazer quando uma pessoa se engasga?
O pigarro crônico é uma irritação na garganta, muitas vezes acompanhada de uma secreção — muco. Trata-se de um líquido espesso e pegajoso, que pode entupir o nariz e a garganta. O problema é desagradável e, às vezes, doloroso.
A disfagia é um sintoma de alguma alteração clínica que traz como consequência a mudança do padrão normal da deglutição – ou seja, o indivíduo passa a ter dificuldade para engolir alimentos, líquidos e saliva, em qualquer etapa do trajeto entre a boca e o estômago.
A dificuldade de engolir, chamada de disfagia, acontece quando o transporte do bolo alimentar da boca até o estômago apresenta algum problema, dando a sensação de que algo está preso na garganta. A disfagia pode ser ocasional, resultado da ingestão rápida de alimentos ou da falta de mastigação adequada.
Quando ingerimos um alimento, a epiglote abaixa e fecha a entrada da laringe (assim a comida não vai para os pulmões e segue seu trajeto normalmente), quando a comida chega ao esôfago, a epiglote levanta, possibilitando a respiração pulmonar. Por isso não podemos comer e respirar ao mesmo tempo.
Ninguém consegue respirar e engolir ao mesmo tempo Isso acontece porque, em algum ponto de nossa evolução, os seres humanos perderam a capacidade de fazer isso - o canal por onde respiramos é o mesmo por onde engolimos, inclusive é por isso que conseguimos respirar “pela boca”.