EQST

Qual A Principal Obra De Gregrio De Matos?

Qual a principal obra de Gregório de Matos?

Boca do Inferno

Onde nasceu Gregório de Matos Guerra?

Salvador, Bahia

Qual o motivo do apelido Boca do Inferno?

Poeta barroco, Gregório de Matos encantou pela genialidade de suas poesias. A religiosidade, o lirismo e a efemeridade são características de sua obra. Ficou conhecido como “Boca do Inferno” devido às suas críticas mordazes à alguns membros da corte portuguesa.

Quais as partes da obra de Gregório de Matos?

A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.

Quais são as principais características da obra de Gregório de Matos?

A poesia de Gregório de Matos é religiosa e lírica [ver Antologia]. ... É mais conhecido por sua sátira ferina, azeda e mordaz, usando, às vezes, palavras de baixo calão, daí seu epíteto Boca do Inferno.

Como é dividida a poesia de Gregório de Matos cite características de cada uma delas?

A antologia poética do autor baiano pode ser dividida em três vertentes: a poesia religiosa, a amorosa e a satírica....Assim, as principais características da poética amorosa do escritor são:

  • Amor elevado;
  • Amor obsceno e satírico;
  • Linguagem mais branda em alguns poemas e mais ríspida em outros.

São características do Barroco e estão presentes na poesia anterior?

Valorização dos detalhes; Linguagem rebuscada, dramática e exagerada; Uso de figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáforas; Cultismo ou Gongorismo (jogo de palavras);

Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório de mato?

A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.

O que é a poesia sacra?

A poesia sacra é necessário que seja compreensível, quer dizer, que sirva de ensinamento, porque é uma "teologia em imagens". Deve representar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autenticamente piedosos.

Quais eram os temas da poesia Gregoriana?

> A obra de Gregório de Matos é tradicionalmente dividida em torno de três grandes eixos temáticos: a poesia religiosa, a poesia lírica e a poesia satírica.

O que é poesia lírica e satírica?

Poesia satírica registra principalmente o cotidiano do nobre de forma detalhada cômica e grosseira. ... Poesia lírica que tem como elemento principal o eu-lírico que era um personagem fictício que dava vida aos versos atribuindo os seus sentimentos.

O que é poesia lírica e exemplos?

é uma poesia que consiste numa forma de expressão dos sentimentos, das emoções, dos desejos, dos conhecimentos, enfim, da visão de mundo de alguém! Esse nome veio do facto de os Gregos citarem poemas ao som da lira. Por exemplo, muito dos poemas de camões são poemas liricos!

O que quer dizer a palavra lírico?

Significado de Lírico adjetivo Sentimental; repleto de sentimento. Que se destaca pelo excesso de sentimentalismo. Diz-se da obra composta para o canto ou para ser musicada.

Qual é a função da linguagem predominante no gênero lírico?

O gênero lírico se refere ao tipo de texto literário onde predomina a expressão de sentimentos e emoções subjetivas do sujeito lírico - o eu lírico. ... ª pessoa, conferindo grande subjetividade ao texto.

Qual é a função da linguagem presente no gênero lírico?

No gênero lírico, normalmente é utilizada a linguagem conotativa, ou seja, quando as palavras empregadas estão em seu sentido figurado, em seu sentido poético. Assim, o poeta tende a alterar o sentido de palavras cristalizadas no cotidiano para atribuir-lhe um sentido mais amplo.

Qual é a principal característica do gênero lírico?

Não pare agora... A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. ... Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

Quais são as características de um texto lírico?

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

O que é o eu lírico na literatura?

O eu lírico (também chamado de "sujeito lírico" ou "eu poético"), diferente do autor do texto (pessoa real) é uma entidade fictícia (pode ser feminino ou masculino), uma criação do poeta, que faz o papel de narrador ou enunciador do poema. Em outros termos, o eu lírico representa a "voz da poesia".

Que sentimentos o eu lírico revela ter em relação ao sonho e a vida?

Resposta. Resposta:Sentimentos como pessimismo desesperança, descrença.