Resposta. Resposta: O Plano Real foi um plano econômico, desenvolvido e aplicado no Brasil durante o governo de Itamar Franco. Desenvolvido em 30 de junho de 1994, tinha como principal objetivo à redução e o controle da inflação.
O real foi criado no governo Itamar Franco, em 1994, para resolver uma das maiores crises inflacionárias do mundo. Na época das maquininhas de remarcar, os preços chegavam a subir três mil por cento ao ano no Brasil. O Plano conseguiu reduzir a inflação a níveis aceitáveis.
O Plano passou por três fases: O Programa de Ação Imediata, a criação da URV (Unidade Real de Valor) e a implementação da nova moeda, o Real. O PAI – Programa de Ação Imediata - foi um conjunto de medidas econômicas elaborado em julho de 1993, que “preparou a casa” para o lançamento do Plano Real um ano depois.
Plano econômico desenvolvido para controlar a inflação O Plano Real foi criado pelo presidente Itamar Franco, em 1993, com o objetivo de acabar os altos índices de inflação, que neste ano havia alcançado o seu maior limite, acima de 2.
O Plano Real foi uma reforma econômica promovida no Brasil entre 1993 e 1994 durante o governo do presidente Itamar Franco para conter o fenômeno da hiperinflação. ... Por se tratar de um tema muito relevante para a economia brasileira, trata-se de um tema sempre cotado para as provas de vestibulares e do Enem.
O Plano Real trouxe uma proposta menos imediatista, tratando primeiro a causa (inflação) e, depois, os efeitos (aumento dos preços). Em 1993, o governo freou a impressão de dinheiro, reduziu gastos, vendeu empresas públicas e aumentou impostos para elevar a receita.
O que foi a Unidade Real de Valor (URV)? A URV consistiu em uma moeda de transição entre o Cruzeiro Real e o Real, utilizada, principalmente, para controlar a inflação no país. A função da URV, dentro do Plano Real, foi de garantir a estabilidade dos preços dos produtos.
URV (Unidade Real de Valor) veio a ser instituída através da Medida Provisória nº 434/94, sendo reeditada posteriormente pelas MPs nº 457/94 e 482/94, e derradeiramente convertida na Lei ordinária nº 8.
A Lei n.º 8.
Opções
Os 500 cruzeiros reais valiam apenas R$ 0,18 quando o real entrou em circulação. Vale lembrar que NÃO estou contando com a nota de 1 conto de réis, quando o Brasil escrevia os valores de maneira diferente. Um conto de réis seria o equivalente a um milhão, mas era escrito desta forma: 1:000$000.
O cálculo da conversão de cruzados para reais atualmente é complexo, mas em valores aproximados, hoje em dia 1000 cruzados valeriam cerca de 360 reais, considerando fatores como a inflação e valorização e desvalorização do real.