Na maioria dos casos, o sistema funciona por motores elétricos. Além dos trilhos que conduzem os vagões, existe o que comumente é conhecido como terceiro trilho, por onde passa a tensão que energiza os trens, através de uma peça de metal acoplada aos vagões, que recebem a energia e fazem girar os motores.
O metro foi criado na França por dois astrônomos, Jean-Baptiste-Joseph Delambre e Pierre-François-André Méchain, que tentaram definir uma medida equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Pólo Norte e a linha do Equador.
10 de janeiro de 1863
Londres
London Underground
1968 No final daquele ano, no dia 14 de dezembro, um ato simbólico, em um terreno localizado na rua Pereira Estéfano com a avenida Jabaquara, na zona Sul, marcou o início das obras da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), a primeira do Metrô de São Paulo e do Brasil. Viagem teste do protótipo.
Após 6 anos de obras, Metrô de São Paulo, o primeiro do país, é inaugurado em 1974. Primeiro a funcionar no país, o metrô de São Paulo foi inaugurado em setembro de 1974.
As estações do Ano. Todo mundo já sabe que durante o ano ocorrem quatro estações: Primavera, verão, outono e inverno. As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol.
Lista
Sistemas em atividade
Principais Cidades do Brasil
Cidade pequena, cidadezinha ou pequena cidade é um termo comumentemente usado em urbanismo para designar cidades que abriguem menos de cinquenta mil habitantes. A quantidade de pequenas cidades no Brasil é grande, com quase 5000 cidades pelo país nessa classificação, segundo o IBGE.
Podemos classificar as pequenas cidades brasileiras, tanto quantitativamente como qualitativamente. O IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística) classifica cidades pequenas como sendo aglomerados urbanos com contingente populacional de até 50 mil habitantes.
O estado que possui o maior número de municípios é o de Minas Gerais, com 853 municípios; seguido de São Paulo, com 645; e do Rio Grande do Sul, com 496. Em contrapartida, Roraima é o estado com o menor número de municípios, um total de 15; seguido do Amapá, com 16; e do Acre, com 22.
Minas Gerais