Brasília, 15/10/2020 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) lança o levantamento nacional de informações penitenciárias com dados do primeiro semestre de 2020. O número total de presos e monitorados eletronicamente do sistema penitenciário brasileiro é de 759.
Lei de Execução Penal - Lei nº 7.
O Infopen é um sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro. O sistema, atualizado pelos gestores dos estabelecimentos desde 2004, sintetiza informações sobre os estabelecimentos penais e a população prisional.
A informação consolida o Brasil como a terceira maior população carcerária do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (com 2 milhões 100 mil pessoas atrás das grades) e China (1 milhão e 600 mil pessoas encarceradas).
O número de presos nas unidades carcerárias soma 758.
30% continuam sendo de presos provisórios, ou seja, estão na mesma condição alegada pelo traficante André do Rap para obter a liberdade. O novo mapa do sistema carcerário no Brasil mostra que aumentou de 755 mil para 759 mil o número de presos no Brasil, em diferentes regimes prisionais.
Brasil tem 338 encarcerados a cada 100 mil habitantes; taxa coloca país na 26ª posição do mundo.
* a) Brasil, Estados Unidos, México e Índia.