Além de perfeitamente normal, as ereções noturnas ou involuntárias, aquelas que acontecem sem estímulo sexual ou erótico, são um indicativo de que tudo vai bem com a sua saúde sexual. Quanto mais sangue circula no seu pênis, mais oxigenado ele fica e maior é a garantia de boas ereções no futuro.
Doenças hormonais: o diabetes pode estar associado à DE porque altera o fluxo de sangue e não há fluxo suficiente para o tecido erétil. Além disso, a queda de testosterona pode impedir uma relação sexual satisfatória. Doenças neurológicas: lesões na medula, Alzheimer e Parkinson podem impedir que homem tenha ereções.
Quanto dura o período refratário Enquanto o homem adulto pode ter um período refratário entre alguns minutos e vários dias, em alguns casos raros, alguns não experimentam nenhum período refratário. Muitos fatores afetam esse tempo, mas a idade é o mais importante deles.
Também existem as pessoas que não conseguem se relacionar sexualmente com outras imediatamente após o término. Entre as mulheres, normalmente existe uma espera de cinco meses para transar novamente. Entre os homens, esse tempo cai para três meses.