A urina marrom, ou muito escura, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como Metildopa ou Argirol podem escurecer a urina. Confira quando a urina escura pode ser grave.
A urina escura é normalmente sinal de que a pessoa não está bebendo quantidades suficientes de água durante o dia, o que deixa a urina mais concentrada e, consequentemente, mais escura. Nesse caso, a única recomendação é aumentar o consumo de água, pois assim é possível aumentar o nível de hidratação do organismo.
colúria. Existência de pigmentos biliares na urina, geralmente acompanhada de icterícia.
Colúria é um termo para descrever uma urina escura, com cor referida como sendo parecida com café, vinho-do-porto ou refrigerante de cola, apresentando espuma amarelada. Esta coloração é causada por uma acumulação de bilirrubina direta (bilirrubina conjugada) no sangue e a sua consequente excreção pela urina.
Colúria: ocorre devido a presença de bilirrubina direta na urina. Somente a direta pode causar colúria já que é solúvel e não é ligada à albumina como a bilirrubina indireta. Acolia fecal: é causada pela colestase da bile impedindo que a bilirrubina direta chegue até o intestino para ser convertida em estercobilina.
A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema reticuloendotelial, especialmente no baço. A hemoglobina liberada dos eritrócitos é convertida em globina e grupo heme.
Hepatoesplenomegalia é o aumento do tamanho do fígado e do baço, provocado geralmente por uma grande atividade de defesa imunológica do organismo Esta doença pode ser adquirida por crianças ainda em estágio fetal, através do contágio pela mãe por uma doença denominada toxoplasmose.
São as doenças que acometem as vias biliares (ductos que levam a bile produzida no fígado até o intestino). Podem ocorrer mais comumente obstruções por cálculos, tumores, verminoses, saculações congênitas, etc. Causa desconhecida.
A forma colestática de hepatite A é rara e compreende 5% dos casos, caracterizando-se por altos níveis de bilirrubina, gama GT e fosfatase alcalina, além de icterícia intensa, prurido, diarréia e perda ponderal, evoluindo para resolução espontânea sem necessidade de intervenção medicamentosa.
– Gama glutamil transferase (gama GT) ou transaminase GGT, exame que auxilia no diagnóstico de colestase hepatobiliar e detecta o consumo de álcool pelo paciente. – Fosfatasse alcalina (FA), exame que pode sinalizar obstrução dos condutos biliares.
A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.
A produção da bile ocorre por meio da incorporação de pigmentos resultantes do processo de destruição de eritrócitos pelo fígado. É produzida continuamente, cerca de 250 ml a 1 L por dia, e parte é lançada pelo ducto colédoco no duodeno e parte é armazenada na vesícula biliar.
A Bílis, também chamada de bile ou suco biliar, é um fluido alcalino, produzido no fígado e armazenado na vesícula biliar. Tem a função de digerir gorduras e captar nutrientes ao passarem pelo intestino.
fígado
fígado
O fígado não produz enzimas digestivas. Ele é responsável pela produção da bile, que atua como um detergente, quebrando gotas de gorduras em gotas menores.
Localizado do lado direito do abdome, o fígado tem como uma de suas funções secretar a bile, líquido resultante da mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, e que atua na digestão de gorduras. A vesícula, por sua vez, encontrada logo abaixo do lobo direito do fígado, funciona como um reservatório de bile.
Conheça os principais:
Vale lembrar que afirmar que a ingestão do vinagre faz emagrecer dois quilos ao mês é algo muito subjetivo, pois o emagrecimento depende de outros fatores. Mas, como destaca Helouse, o vinagre de maçã, pelas suas propriedades, pode, sim, ser um aliado na perda de peso.