Os bezerreiros, instalações destinadas à criação de bezerros durante a fase de aleitamento assume grande importância, devido aos animais necessitarem de maiores cuidados nessa fase de vida.
O uso de balde no aleitamento de recém nascidos requer treinamento do animal por uma pessoa pacienciosa, que ensina o bezerro a sugar lentamente o leite. Para tanto, o bezerro é induzido a sugar o dedo, e então a mão é introduzida no balde e quando houver a sucção, o dedo é, lentamente, retirado.
4 Cuidados Fundamentais na Criação de Bezerras
Esse produto é recomendado para utilização em bovinos (bezerras e bezerros), conforme a seguir: A partir do 7º dia de vida até o 9º dia, fazer uma mistura de 50% de leite de vaca e 50% de Leite em pó Real Milk já diluído em água morna e fornecer a mistura: 2 litros, 2 vezes ao dia (totalizando 4 litros ao dia).
No Prosa Rural desta semana, a pesquisadora da Emepa explica como o produtor pode fazer o colostro artificial. São necessários 700 mililitros de leite de vaca e um ovo sem casca, que deverão ser batidos bem no liquidificador. Em seguida, deve-se colocar o produto na mamadeira e oferecer às crias.
Bezerros recém-nascidos: 7 cuidados essenciais para diminuir a taxa de mortalidade
Em seguida, é possível usar uma mangueira e um sabão feito para animais de criação para dar um banho no bezerro. Veja se a mangueira tem uma pressão baixa a média. Assim que ele for lavado, use outro pente para garantir que os pelos fiquem bonitos e macios.
Abrigue o bezerro em um lugar confortável, limpo, sem umidade. Para evitar doenças respiratórias é preciso que ele esteja em um local protegido e bem ventilado. Protegê-lo do frio e calor em excesso também é essêncial.
Recomenda-se que a cura de umbigo seja feita imediatamente após o nascimento da bezerra, imergindo o cordão umbilical até a sua base na tintura de iodo durante aproximadamente 30 segundos. A frequência mínima a ser adotada é de 2 vezes por dia, até o dia em que o umbigo seque e se desprenda do abdômen.
Recomendações básicas
Nosso umbigo não possui nenhuma ligação com os órgãos. Por baixo da pele temos somente um tecido fibroso e musculatura, que não tem nenhuma utilidade. ... Mas ele perde a função quando o bebê nasce, o próprio organismo se encarrega de fazer a cicatrização natural, esse processo forma o umbigo.