Para reciclar a borracha, você pode doá-la para lugares que reciclam ou para uma loja de pneus. Utilizá-la para outros propósitos é uma opção ainda melhor, pois produzirá itens úteis novos, como um balanço de pneu, abridor de frascos ou canteiros.
Os fabricantes usam borracha sintética para fabricar os pneus. A fonte da borracha natural é a seiva da seringueira, mas os fabricantes combinam essa substância com derivados de petróleo, especialmente butadieno e estireno, para criar a borracha sintética.
A Norma ABNT NBR 10.
A forma ambientalmente correta para descarte de pneus é enviá-los para um ponto de coleta, conhecido como Ecoponto.
O processo de reciclagem dos diferentes tipos de PLÁSTICOS se dá através de moagem e lavagem das embalagens, daí os polímeros são novamente transformados em grânulos, os chamados grãos ou pellets, que servirão como matéria-prima para indústrias de peças automotivas, peças de utilitários domésticos, brinquedos, ...
O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos. Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento.
Associe o tipo de plástico aos produtos do seu dia a dia e saiba como destiná-lo corretamente
Reciclagem é o processo na qual aproveita os resíduos de materiais que para algumas pessoas são consideradas "Descartáveis". Os materiais são reaproveitados e transformados em outros objetos.
Mas qual é a maneira mais segura de fazer o descarte do vidro? A melhor maneira de descartar esses resíduos é agrupá-los em jornal, caixas de leite ou caixas de papelão, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte.
A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas).
Hoje o vidro está muito presente em nossa civilização e pode ser moldado de qualquer maneira: nos pára-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, compotas, garrafões, frascos, recipientes, copos, janelas, lentes, tela de televisores e monitores, fibra ótica e etc.
Não existe uma regra única sobre quantas vezes o plástico pode ser reciclado. A triagem do plástico é importante para classificar qual material pode ser reciclado ou não e qual o processo de reciclagem que ele passará. O PET, por exemplo, sofre pouquíssimas alterações de suas propriedades quando reaproveitado.