O conto A Cartomante, do escritor Machado de Assis, demonstra uma visão concreta e negativa sobre a vida, o mundo e as pessoas. ... O foco narrativo desse conto está na terceira pessoa, sendo que existe a narração plena do autor, usando disso para a narração e descrição dos fatos.
Machado de Assis, no conto A cartomante, constrói um narrador que se coloca de maneira superior em relação aos personagens e, ao mesmo tempo, filtra a visão que se possa ter dos mesmos, ou seja, manipula tanto os personagens como os leitores.
2- O autor quis mostrar uma pessoa que age baseado numa farsa e quais as consequências da credulidade a esses farsantes. 3- A cartomante ate porque é o titulo do conto. Ela que apazigua as duvidas de Camilo e o leva a crer que o marido de Rita desconhece o caso, o que culmina na morte dos dois amantes.
A história é narrada em terceira pessoa. Existe a presença onisciente do autor, que usa desta onisciência na narração e descrição dos fatos.
Resposta. Resposta: Pelo que entendendo foi Rita, mas não sei como justificar !
Resposta: No conto A Cartomante, de Machado de Assis, a visita de Rita à cartomante provocou em Camilo risadas, pois ele achou hilário que a sua amiga - e amante - Rita acreditasse nestas "tolices sobrenaturais", que ele considerava apenas um monte de superstições tolas, achando engraçada a ingenuidade de Rita.
O conflito principal do livro é quando RITA trai o marido ( VILELA ) com seu melhor amigo Camilo . O conflito surge quando VILELA redige um bilhete para CAMILO com um pedido "Vem já ,já, a nossa casa ; preciso falar-te sem demora ! "
O foco narrativo desse conto está na terceira pessoa, sendo que existe a narração plena do autor, usando disso para a narração e descrição dos fatos.
Podemos notar que a metáfora utilizada para fazer referência ao comportamento de Rita é o seguinte: "Rita ri tá". Isto é, o autor afirma que Rita , pessoa, está a sorrir enquanto narra, afirma portanto que apresenta um estado de espírito alegre.
No conto "A cartomante", de Machado de Assis, a expressão "óculos de cristal" se refere à intuição, que poderia suprir a experiência “adiantar os anos” . Camilo além de não ter experiência de vida, também não tinha a intuição para supor acontecimento que poderiam se suceder com ele e Rita.
Resposta: No conto A Cartomante, de Machado de Assis, a visita de Rita à cartomante provocou em Camilo risadas, pois ele achou hilário que a sua amiga - e amante - Rita acreditasse nestas "tolices sobrenaturais", que ele considerava apenas um monte de superstições tolas, achando engraçada a ingenuidade de Rita.
O fato que motivou a narrativa foi o triângulo amoroso Camilo – Rita – Vilela. No conto, a cartomante era uma farsante. O conto foi narrado na terceira pessoa; a personagem Rita consultou uma cartomante numa quinta-feira de 1869; ocorre intertextualidade.
Quando se relata o que alguém disse, pode-se usar o estilo direto e reproduzir exatamente as palavras faladas (Ele disse:__ Ontem fez muito calor !),ou então usar o estilo indireto, incorporando-se as palavras da personagem ao discurso do narrador (Ele disse que no dia anterior tinha feito muito calor..)
“A cartomante” é um conto escrito pelo autor brasileiro Machado de Assis, publicado em 1884 na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, e depois publicado em outros livros, como “Várias Histórias” e “Contos: uma antologia”. ... “A cartomante” é narrado em terceira pessoa, com a história se passando em 1869, no Rio de Janeiro.