Pascal
O Delphi é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop, aplicações multicamadas e cliente/servidor, compatível com os bancos de dados mais conhecidos do mercado. O Delphi pode ser utilizado para diversos tipos de desenvolvimento de projeto, abrangendo desde Serviços a Aplicações Web e CTI.
Delphi é uma linguagem orientada a objetos e como tal implementa todos os conceitos desse paradigma, como classes, herança, polimorfismo, etc. Para você que é ou deseja se tornar um programador Delphi profissional, saber programar de forma orientada a objetos é importante e em muitos projetos será um requisito.
A linguagem Pascal foi criada para incentivar a programação modular e estruturada, facilitando a criação de procedimentos com baixo acoplamento e alta coesão. Um programa em Pascal é composto de constantes e variáveis globais, procedimentos e funções re-entrantes e um programa principal.
Um compilador é um programa de sistema que traduz um programa descrito em uma linguagem de alto nível para um programa equivalente em código de máquina para um processador.
O compilador Java, chamado javac, compila o código-fonte do Java para um código de nível intermediário chamado códigos de bytes. ... Um programa escrito em Java é eficiente, por ser compilado, e capaz de ser executado em múltiplas plataformas, por ser interpretado.
O compilador é um programa capaz de conseguir traduzir o código-fonte de um software, escrito em uma linguagem de alto nível, para uma espécie de programa equivalente, escrito em outra linguagem, que seja semanticamente equivalente, mas capaz de ser lida pelos processadores.
Enquanto um compilador analisa todo o código a fim de traduzi-lo de uma vez (muitas vezes, o resultado é um arquivo executável ou uma biblioteca), o interpretador faz esse trabalho de conversão aos poucos, sempre que uma declaração ou função é executada, por exemplo.
A IDE faz a ponta para ligar linguagem de programação com o compilador/interpretador, um exemplo onde isso fica bem evidente seria, utilizar C/C++ no windows, a linguagem seria o C/C++, o compilador geralmente é e o gcc(através do cwyng) e a IDE o eclipse ou o codeblocks.
Interpretadores são programas de computador que leem um código fonte de uma linguagem de programação interpretada e o converte em código executável. Seu funcionamento pode variar de acordo com a implementação.
[Sebesta, 2000] Quais são as vantagens de implementar uma linguagem com um interpretador puro? Correções e alterações são mais rápidas de serem realizadas; Código não precisa ser compilado para ser executado; Consomem menos memória.
07) Qual é a desvantagem de ter muitas características de uma linguagem? ... Com novas linguagens, vem novas sintaxes a serem estudadas, novos paradigmas e possui um custo maior de processamento para mesma, principalmente se a mesma possuir muitos recursos.
O objetivo dos tradutores é disponibilizar o programa em uma linguagem aceita pelo processador (hardware ou um interpretador). ... O compilador pode gerar tanto linguagem numérica de máquina quanto linguagem simbólica, dependendo da implementação do mesmo.
Interpretador: O interpretador ao contrário do compilador roda o código-fonte escrito como sendo o código objeto, ele traduz o programa linha a linha, o programa vai sendo utilizado na medida em que vai sendo traduzido. Cada execução do programa precisa ser novamente traduzido e interpretado.
O interpretador trabalha de forma semelhante a uma shell de Unix: quando chamado com a saída padrão conectada a um console de terminal, ele lê e executa comandos interativamente; quando chamado com um nome de arquivo como argumento, ou com redirecionamento da entrada padrão para ler um arquivo, o interpretador lê e ...
O que é um Interpretador? Interpretadores são programas com a capacidade de ler um código fonte e traduzi-lo em um código executável, de uma linguagem de alto-nível para uma de baixo nível, à nível de máquina onde possa ser “lida” pelo computador, os famosos zeros e uns (0/1).
Em computação, um ligador, vinculador ou editor de ligação (do inglês, linker ou link editor) é um programa utilitário que recebe um ou mais arquivos objeto gerados por um compilador e combina-os em um único arquivo executável, arquivo de biblioteca ou outro arquivo 'objeto'.
acompanhar a execução de um programa instrução por instrução; ... h) O loader, também chamado carregador, é o utilitário responsável por colocar fisicamente na memória um programa para execução. Diferente do linker, ele não converte o arquivo, o loader simplesmente carrega as instruções na memoria.
Por que o código-objeto gerado pelo tradutor ainda não pode ser executado? Isso ocorre em função de um programa poder chamar sub-rotinas externas, e, neste caso, o tradutor não tem como associar o programa principal às sub-rotinas chamadas. Esta função é realizada pelo linker.
Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação? Resp.: Porque é em função desse mecanismo que o sistema operacional sincroniza a execução de todas as suas rotinas e dos programas dos usuários, além de controlar dispositivos.
Evento síncrono – Resultado direto da execução do programa corrente e são previsíveis. Evento assíncrono – Ocorre independentemente da execução do programa corrente e são imprevisíveis.
Uma razão para se ter multiprogramação é a maximização do uso da CPU obtida por esta técnica. Outra razão é o uso mais inteligente dos recursos de hardware (CPU, memória, E/S) que na época em que a técnica surgiu eram caros e não podiam ser desperdiçados.
R: A operação de E/S controlada por interrupção é mais eficiente que a controlada por programa(spoolings), já que elimina a necessidade de o processador esperar pelo termino da operação além de permitir que várias operações de E/S sejam executadas simultaneamente.
A interrupção avisa ao processador quando o evento ocorreu, permitindo dessa forma uma acomodação eficiente para dispositivos mais lentos. Interrupções permitem aos processadores modernos responder a eventos gerados por dispositivos enquanto outro trabalho está sendo realizado.
Quando ocorre uma interrupção, a CPU interrompe o processamento do programa em execução e executa um pedaço de código (tipicamente parte do sistema operacional) chamado de tratador de interrupção. Em muitos casos, após a execução do tratador, a CPU volta a executar o programa interrompido.
O núcleo do sistema é composto por um conjunto de rotinas, que estão disponíveis para ser usado pelo usuário e às suas aplicações. este núcleo, também recebe um outro nome: kernel, e as suas principais funções são: tratamento de interrupções e excessões. criação e eliminação de processos e threads.
O nome vem do inglês, e significa “núcleo”. Em linhas gerais, o kernel é o “cérebro” do computador. Peça fundamental dos sistemas operacionais, ele é a ligação entre o processamento dos dados e os programas. ... Veja como o kernel afeta o desempenho do seu computador.
As chamadas de sistemas são funções (interfaces) usadas pelos aplicativos para solicitar a execução de algum serviço ao kernel do sistema operacional. ... Com as chamadas de sistemas é possível, por exemplo, definir acesso a recursos de baixo nível como alocação de memória, periféricos e arquivos.
Thread é um pequeno programa que trabalha como um subsistema, sendo uma forma de um processo se autodividir em duas ou mais tarefas. É o termo em inglês para Linha ou Encadeamento de Execução. ... Os threads possuem vantagens e desvantagens ao dividir um programa em vários processos.