Processo de extração: Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida.
A exploração do petróleo passa por três etapas principais, que são: prospecção, perfuração e extração. ... Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes: 1º Prospecção: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.
Em 1974, ocorreu a descoberta de poços na Bacia de Campos, a maior reserva de petróleo do país. Com o passar do tempo, o Brasil tornou-se uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas.
Existem reservas de carvão mineral localizadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de jazidas de minério de ferro em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Para pedras precisas, como diamante, a maior concentração está nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Paraná.
O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul.
Das jazidas conhecidas atualmente, as mais importantes estão no Oriente Médio, Rússia e repúblicas do Cáucaso, Estados Unidos, América Central e na região setentrional da América do Sul.
O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino. Os hidrocarbonetos, portanto, ocupam espaços porosos nas rochas, sejam eles entre grãos ou fraturas.
Conheça os países com maiores reservas de Petróleo do mundo
O ranking global é liderado pelos Estados Unidos (17 milhões de barris/dia), seguido da Arábia Saudita (11,8 milhões de barris/dia), Rússia (11,5 milhões de barris/dia), Canadá (5,6 milhões), Iraque (4,7 milhões de barris/dia), Emirados Árabes Unidos (3,9 milhões de barris/dia), China (3,8 milhões de barris/dia), Irã ( ...