Condutas éticas geram reflexos positivos, tanto para a organização quanto para seus empregados, na medida em que aumentam a produtividade, estimulam a harmonia no ambiente de trabalho e ajudam no desenvolvimento profissional dos que o compõem.
Ainda, são alguns exemplos de atitudes éticas dentro do ambiente de trabalho: Educação e respeito entre os empregados; ... Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho; Respeito às regras e normas da empresa.
A conduta ética profissional diz respeito ao conjunto de valores morais que conduzem os comportamentos no ambiente de trabalho e durante o exercício da profissão. Em geral, tratam-se dos mesmos princípios exigidos na convivência em sociedade. Sem isso, é impossível construir uma carreira longa e respeitada.
Conduta pode ser definida como a nossa forma de pensar, agir e de viver. Existem dois tipos de conduta: a positiva e a negativa e, cada uma delas, é responsável por guiar nossas atitudes e comportamentos no dia a dia. A conduta é baseada em nossas crenças, cultura e valores éticos e morais.
Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. ... Estas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética."
Aprenda como elaborar um código de conduta organizacional
Ensine ética com filmes
Atividades lúdicas. Brincadeiras, jogos e dinâmicas em grupo são boas formas de trabalhar valores na escola. As práticas lúdicas têm excelente efeito pedagógico. Mais receptivas à atividade, as crianças se engajam e internalizam melhor os valores.
Ser ético enquanto gestor escolar significa organizar ações que visem harmonizar o convívio entre os indivíduos do universo escolar. ... A ética, então, não é separável da teoria da ação. Ela deriva sua significação a partir da aplicação prática dos princípios para o bem dos outros ou da equidade coletiva.
Exemplos de atitudes éticas dos professores: - Esclarecer e cumprir com clareza aos alunos os métodos de ensino e avaliações. - Ouvir e respeitar as opiniões dos alunos. - Buscar a qualidade no processo educacional. - Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc.
Tanto a ética quanto a moral são assuntos que devem ser trabalhados no ambiente escolar com o intuito de nortear o comportamento dos indivíduos na sociedade em que vivem. ... Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, uma reflexão realizada pela ética refletirá na transformação da moral.
As relações interpessoais são essenciais em qualquer espaço social, pois estamos em todos os momentos cercados de pessoas, e temos que conviver com elas, na escola não é diferente, por esse motivo precisamos manter boas relações com as crianças gerando o crescimento pessoal de ambas as partes.
Dessa forma em todos os espaços de convivência humana a ética se torna indispensável para uma melhor vivencia, na escola ela tem um papel vital pois norteia os alunos por toda vida.
Papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o individuo como cidadão.
A colaboração, a cooperação, o respeito às regras do jogo, dos limites de determinadas brincadeiras, são todas questões que podem ser tratadas pelos professores nas aulas de Educação Física buscando desenvolver o princípio do respeito mútuo.
A autorregulação é uma das competências que permite definir objetivos pessoais e caminhar em direção a eles. É, portanto, um processo de autodireção. Da mesma forma, é uma capacidade vital para a adaptação ao meio e um ajuste adequado tanto pessoal como social.