O principal objetivo das brinquedotecas é possibilitar a evolução mental, psicológico, social e físico da criança por meio do lúdico. É nelas que são desenvolvidas brincadeiras e jogos que estimulem o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade das crianças.
Com base nas pesquisas realizadas, foi constatado que as crianças que vivenciam o brincar e o jogo, demonstram desenvolvimento integral, cognitivo, social e psicomotor a partir da Cultura Corporal do Movimento.
Está comprovado que amar, brincar e cuidar são os principais fundamentos para o desenvolvimento das crianças, principalmente porque o vínculo é sinônimo de segurança.
Do nascimento até completar 6 anos. Essa é a primeira infância. É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida.
Primeira infância é período decisivo na formação da personalidade infantil. ... Nessa fase ela absorve e estrutura a personalidade do futuro adulto. O conteúdo mental se constrói a partir do convívio social e assim acumula experiências que serão utilizadas para a construção de sua vida.
Tudo acontece nos primeiros anos de vida. Aquele bebê que nasce enroladinho e de olhos fechados desabrocha e “cai na vida” tornando-se um ser que anda, corre, fala, pensa, se relaciona, faz escolhas e se faz presente ocupando um lugar próprio no mundo.
A infância é uma fase importante na formação do caráter do ser humano. Todas as ações das crianças são experiências práticas cujos resultados formarão a base vivencial da personalidade da pessoa. O sorriso de uma criança é um ato espontâneo e sincero.
O relacionamento que as crianças têm com seus pais será decisivo no desenvolvimento da personalidade e sua relação com os outros no futuro. A infância é uma etapa muito delicada em que ocorre o desenvolvimento da personalidade das crianças.