Darwin afirmava que as espécies são criadas e exterminadas a partir do "princípio da tentativa e do erro"; seres vivos superiores desenvolvem-se, assim, a partir de formas menores. A evolução, que tem como base esse princípio, foi também considerada válida para os seres humanos.
O Relatório de Enfermagem na Alta hospitalar (REA) é o documento elaborado e redigido no momento da alta pelo enfermeiro que atendeu o paciente durante a internação.
A transferência externa será realizada mediante desejo do próprio paciente ou seus familiares. Contudo, somente pode ser feita após liberação médica e contato com o hospital destino.
Consiste em transferir o paciente que necessite de cuidados médicos especializados para uma unidade de internação específica.
O Portal CROSS é um sistema de Tecnologia da Informação desenvolvido para instrumentalizar o processo de distribuição, regulação e controle dos recursos disponíveis. O acesso a esta ferramenta exige a identificação por meio de um usuário, previamente cadastrado no Portal, e uma senha. Isto é o que chamamos de login.
A CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) já está funcionando nas unidades básicas de saúde para o agendamento de consultas e exames. A plataforma eletrônica tem finalidade de operacionalizar as ações e acompanhamentos por meio de um sistema que dá visibilidade a toda rede de saúde.
Para enviar sugestões, solicitar esclarecimentos referentes ao manuseio do Portal, ou caso tenha esquecido a sua senha, será necessário entrar em contato com a Seção de Help Desk através do e-mail [email protected]cross.org.br ou pelo telefone: (11) 3130-6500 - Opção 1 (atendimento 24h).
Veja os canais da Ouvidoria do SUS
O recebimento de denúncias e reclamações é feito: * Pelo telefone, através da Central 156 (opção 5), das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. * Pessoalmente, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Galeria Prestes Maia - Praça do Patriarca, 2, Sé.
Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia no Conselho contra um médico, hospital ou instituição prestadora de serviços médicos. Basta encaminhar a denúncia ao CRM, com o relato dos fatos, o nome do médico ou da instituição, data e local.