1O ultrassom é um exame feito à base de ondas sonoras. Elas são emitidas em uma frequência exata que ao se deparar com coisas sólidas dentro do corpo. 2O ultrassom com Doppler verifica o fluxo sanguíneo da placenta para o bebê e também do corpo do feto.
Realizado no terceiro trimestre de gestação, entre 32ª e 36ª semanas, o Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.
Consiste em ultrassonografia realizada com o objetivo de buscar indícios de alterações genéticas fetais, através da avaliação da Translucência Nucal (TN), do Osso Nasal (ON) e do Ducto Venoso (DV), bem como de alterações estruturais graves e precoces do bebê.
Ultrassom morfológico 3D O exame morfológico 3D permite a visualização de cada fatia do feto. Com ele, é possível observar a imagem tridimensional do bebê. O exame é realizado entre a 28ª e 32ª semana de gestação.
O ultrassom morfológico do primeiro trimestre deve ser realizado entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias. Nesse exame, é possível avaliar o risco de síndrome de Down (e outras síndromes) baseado na translucência nucal, que é a medida da nuca do feto.
O dispositivo de ultrassom emite as ondas sonoras que são propagadas por todas as partes do útero, incluindo movimentos do bebê. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do feto, além do útero, ovários e colo do útero.
Este exame é realizado por via abdominal, podendo ser complementado pela via vaginal, se necessário. O período para realização é entre 11 semanas e 0 dias a 14 semanas e 2 dias de gestação. Ideal entre 12 e 13 semanas (C.C.N entre 45 mm a 84 mm).
ULTRASSOM NA GRAVIDEZ: QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS?