a)Coloque o varicap no circuito de teste e sintonize o sinal num rádio FM comum. b) Variando a tensão aplicada ao varicap através do potenciômetro, a freqüência do circuito deve mudar o que será notado pela fuga da sintonia usada no rádio.
O diodo zener, é projetado para trabalhar sempre sendo inversamente polarizado, com um objetivo: a partir do momento que a tensão de ruptura do componente é atingida, a tensão fica constante, de forma que ele funciona como um regulador de tensão.
O diodo Zener pode funcionar polarizado diretamente ou inversamente. Quando está polarizado diretamente, funciona como outro diodo qualquer, não conduz corrente elétrica enquanto a tensão aplicada aos seus terminais for inferior a aproximadamente 0,6 Volts no diodo de silício ou 0,3 Volts no diodo de germânio.
A maneira mais fácil e óbvia de descobrir a tensão de um diodo Zener é olhar o código impresso ou as faixas coloridas no corpo do mesmo e consultar a Internet.
O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberta quando o diodo está inversamente polarizado). ... A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante.
Símbolo Díodo Varicap Os díodos de junção têm uma região de depleção entre as camadas P e N. Um diodo varicap é um diodo que tem uma capacidade variável em função da tensão aplicada.
Capacitores: A unidade de medida da capacitância é chamada de Farad, em homenagem ao grande sábio inglês Michael Faraday, sendo representada pela letra F. O farad é uma unidade de medida muito grande e tem pouca ou quase nenhuma aplicação prática.
Como o próprio nome já indica, a capacitância nada mais é que a propriedade que este importante dispositivo tem de armazenagem de cargas elétricas, cujo símbolo é representado pela letra C. A capacitância é medida em “farads”, unidade de medida que indica a quantidade de armazenamento de carga dos capacitores.
A função mais básica do capacitor é a de armazenar cargas elétricas em seu interior. Durante as descargas, os capacitores podem fornecer grandes quantidades de carga elétrica para um circuito. Os capacitores levam um pequeno tempo para serem carregados completamente, entretanto, sua descarga geralmente é rápida.
São usados para circuitos de alta frequência e corrente contínua, e armazenam pequenas quantidades de cargas elétricas. São encontrados em televisões, rádios, flash de câmeras, roteadores etc.
A capacitância de um capacitor pode ser calculada pela razão da carga do capacitor acumulada pela sua diferença de potencial elétrico (ddp) entre suas armaduras.
Quando associamos capacitores em série, a sua capacitância é dada pela relação produto pela soma, quando associados em paralelo, as suas capacitâncias somam-se.
Assim, o capacitor se carrega quando uma tensão é aplicada em seus terminais. Para uma tensão continua, o capacitor se carregará com um valor de tensão igual a tensão aplicada em seus terminais e depois se comportará como um circuito aberto, já que impedirá a passagem de corrente.
Toque um dispositivo no capacitor por alguns segundos. Fazer isso irá fornecer um caminho para a eletricidade fluir e descarregará o capacitor. Você pode usar um resistor de 5 a 10 watts, um voltímetro ou uma lâmpada de luz comum.