O sistema linfático é uma rede essencial que funciona em harmonia com o sistema circulatório, para deslocar o fluido conhecido como linfa de volta ao coração. Linfonodos e vasos linfáticos existem ao longo de todo o corpo, principalmente adjacentes aos grandes órgãos que são supridos pelos grandes vasos.
Ductos linfáticos Função: o ducto torácico coleta e conduz a maior parte da linfa do corpo para o sangue, já o ducto linfático é responsável por drenar a linfa de todo o membro superior direito e do lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax para a corrente sanguínea.
linfonodos
As amídalas estão na transição da boca para a faringe e participam do processo respiratório e da deglutição, além de serem grandes aliadas do sistema linfático e imunológico. As amídalas (tonsilas palatinas) são estruturas constituídas por tecido linfoide, ricas em glóbulos brancos.
Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde.
A principal função do timo é a maturação dos linfócitos T. Os linfócitos imaturos são produzidos na médula óssea e migram até o timo, onde amadurecem e transformam-se em linfócitos T.
O timo fica bem no centro do peito, entre os pulmões e na frente do coração – essa localização privilegiada, inclusive, fez os anatomistas do passado acreditarem que ali ficava guardada a alma.
Órgão pequeno e achatado em forma de borboleta, o timo se situa no tórax, atrás do osso esterno e à frente do coração, e funciona como uma escola de treinamento de guerra.
Ative sua glândula do timo:
Timoma é um tumor no timo, que é uma glândula localizada por detrás do osso do peito, que se desenvolve lentamente e que, normalmente, é caracterizado como sendo um tumor benigno não se espalhando para outros órgãos. Essa doença não é exatamente um carcinoma tímico, e por isso nem sempre é tratado como sendo um câncer.
Eles ajudam o sistema imunológico a proteger o organismo contra vírus, fungos e outros tipos de infecções. O timo diminui de tamanho ao longo da vida, até que na idade adulta é gradualmente substituído por tecido adiposo, o que provoca a diminuição da produção de linfócitos T.