Radiador: sua principal função é diminuir a temperatura do líquido de arrefecimento, e com isso, de todo o motor automotivo; Válvula termostática: tem a função de impedir que o líquido de arrefecimento chegue ao radiador antes da temperatura ideal.
Qualquer fluido utilizado para fazer a troca de calor num sistema de refrigeração é denominado líquido de arrefecimento. Esse elemento pode ser tanto água quanto um fluído específico para refrigeração, como aquele utilizado pela Honda em seus sistemas de refrigeração selados, que não necessitam de troca frequente.
O Sistema de arrefecimento tem como objetivo retirar o excesso de calor do motor mantendo a temperatura na faixa de 85º a 95º C. Os meios arrefecedores usados são o ar e a água. O meio arrefecedor entra em contato com as partes aquecidas do motor, absorver calor e transfere para o meio ambiente.
Como funciona o sistema de arrefecimento? A água, com o auxílio da bomba d'água, percorre e resfria a temperatura do motor através da troca de calor realizada pelo contato entre o bloco do motor e a água que passa pelas galerias do motor. É de extrema importância o uso de aditivo no sistema de arrefecimento.
O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.
Como colocar água no radiador: encontrando o reservatório A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.
Algumas montadoras indicam que a primeira troca deve ser realizada com 30 mil km ou com 1 ano de uso, chegando a até 120 mil km, dependendo do aditivo usado. Jamais abra a tampa do radiador com o motor quente, o líquido pode provocar queimaduras na sua pele.
E colocar água gelada imediatamente, como algumas pessoas acham que poderia ajudar a reduzir a temperatura, poderia causar um choque térmico. O ideal é aguardar entre 10 e 15 minutos, o suficiente para poder manusear a tampa sem causar um acidente, e se for apenas a falta de água, completar.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso. ... Colocar água fria no radiador também é uma atitude não recomendada, pois você poderá causar um choque térmico.
O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.
Proporção de líquido de arrefecimento e água Caso você não tenha o manual, você poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água. Para equilibrar coloque 50% cada.
Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador Não há nenhum problema em adicionar aditivos diferentes no radiador. Porém, se você mistura um fluido com vida útil de 5 anos e outro com vida útil de 2, ambos passam a valer por somente dois anos.
Água destilada na panela
A água desmineralizada ou deionizada é aquela que possui todos seus sais minerais removidos. Para que isso aconteça, ela passa por um processo específico de remoção de íons, metais e minerais.
Água desmineralizada ou água deionizada tem todos os sais minerais removidos, sendo própria para ser utilizada em processos químicos. ... Como a desmineralização da água consiste na remoção dos íons nela presentes, o processo é também chamado deionização.
A água destilada pode usada para evitar o acúmulo de calcário em baterias, radiadores e reservatórios de limpa-vidros de automóveis e, também, para pulverizar plantas além de ser usada no ferro de passar roupa a vapor.
A água destilada é utilizada na diluição de medicamentos e não tem efeito colateral nenhum. É uma água purificada, livre de microorganismos.
É seguro beber água destilada? A água destilada não possui químicos em sua composição e, por isso, quando consumida não tem qualquer efeito tóxico no organismo.
A água destilada pode ser obtida através de um destilador de água, equipamento de laboratório de uso muito corriqueiro e que evita a necessidade da compra de água destilada a todo momento. Facilite suas rotinas obtenha água destilada permanentemente através de um destilador de água.
à vista R$ 7,90.
Água Destilada é basicamente o resultado de quando a água passa sobre um processo de destilação. Este processo de destilação da água faz com que esta se torne mais pura que as águas em geral comercializadas, mas não podemos dizer que não possui nenhum sal mineral já que é difícil separar totalmente todos os minerais.
Resposta: Explicação:A água destilada ela não contém mineral,então no caso dos mineral se uma pessoa tomar uma água sem minerais ela não vai sustentar muito,pois ela é mais usada para medicações e etc...