A época ideal para plantio é quando os dias não estão muito quentes ou muito frios, ou seja, evite os dias extremos. Os meses mais indicados são entre abril e junho. Para garantir uma maior variedade de temperos, você pode plantar também coentro e cebolinha, que combinam muito bem com a salsa!
Mantenha húmido durante o período de germinação que vai ser de 10 a 28 dias. Germine em local sombreado, mas com luminosidade. Assim que germinar, se possível, faça as mudas pegaram de 1 a 2 horas de sol por dia. Quando atingir algo em torno de 5 cm e algumas folhas já é possível transplantar.
Passo 3: Escolha um recipiente de vidro, como um copo, uma jarra ou um vaso, lave-os bem e encha com água limpa. Passo 4: Coloque os galhos no recipiente e observe até onde a água encosta. Então, retire o galho e retire as folhas da parte do caule que for ficar submersa para que as folhas não apodreçam.
As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras a uma profundidade de 0,5 cm no solo. A germinação leva de 1 a 3 semanas. Caso resolve semeá-la em sementeiras, transplante as mudas quando estiverem com cerca de 10 cm de altura.
Pode ser feita por sementes ou estaquia. Para propagar mudas de tomilho corte um ramo de pelo menos 8 cm e plante em um vaso pequeno. Faça regas com frequência para não deixar o solo secar. Outra opção é colocar o ramo em um copo com água até que as raízes aparecerem e, depois, fazer o plantio em local definitivo.
Mantenha o vaso em local ensolarado e fresco. Regue a planta sempre que notar a terra seca, com mais frequência nas primeiras semanas após o plantio, mas tomando cuidado para evitar o encharcamento, já que o tomilho prefere solo seco.
O tomilho é um subarbusto originário dos países mediterrâneos que pode crescer até no máximo 30 centímetros. Por ser uma planta pequena, o tomilho se desenvolve muito bem em vasos e jardineiras, mas nada impede o seu cultivo em jardins e canteiros.
Corte os ramos conforme o necessário com uma tesoura de poda.
O tomilho, também conhecido como poejo ou timo, é uma erva aromática que, além de poder ser usado na culinária para dar sabor e aroma, também traz propriedades medicinais nas suas folhas, flores e óleo, que podem ser usados para tratar problemas como bronquite e tosse.
Existem mais de 100 variedades de tomilho, mas na culinária somente 3 espécies são utilizadas: tomilho-limão, tomilho de jardim e tomilho-alcarávia. Estes 3 conseguem temperar muito bem diversos tipos de preparo, inclusive doces.
O tomilho comum cresce em grandes montes circulares com pequenas flores cor de lavanda, tornando-se um dos mais fáceis de identificar. As folhas verde escuras são planas e não enrolam. Sendo uma erva perfumada usada na culinária, ele é excelente para aromatizar ensopados e pratos com carne.
O aroma de tomilho é muito sutil e bastante seco. Ao contrário de muitas outras ervas e especiarias, o tomilho não é particularmente aromático. Tem um sabor que lembra à terra e é um pouco doce, com leves toques mentolados.
O alecrim tem um aroma amadeirado e pungente. Algumas pessoas acham que há toques de pinho e limão. Pode ser que você sinta um leve cheiro de cânfora. A fragrância é bem distinta e fica nas mãos se você puxar as pontas do ramo.
Pelo seguinte: duas plantas completamente diferentes podem ter o mesmo nome popular. Por exemplo, existe uma planta no sul do país conhecida como Alecrim do campo. ... Este Alecrim possui o nome científico Rosmarinus officinalis. Já o Alecrim do campo tem o nome científico Baccharis dracunculifolia. .
O alecrim é geralmente um tempero usado em pratos com tempo de cozimento mais longo. Seus talos também são ótimos para agregar sabor a sopas e guisados, batatas e carnes assadas (como frango, porco e salmão), pães como focaccia, tortas e cozidos. Você também pode usar os talos de alecrim para grelhar vegetais.
O Alecrim pode ser usado em todos os tipos de carnes, mas eu prefiro com aves, carne de porco ou cordeiro. Você pode retirar as folhinhas ou colocar um ou mais ramos inteiros na assadeira junto com as carnes que vão ao forno, na panela junto com cozidos, na frigideira com ingredientes que serão grelhados ou fritos.
Vai muito bem como tempero do arroz cozido ou de forno. Dá sabor especial a ensopados, guisados, sopas, legumes de grãos (lentilha, feijão branco) e também a carnes assadas gordurosas, como porco, carneiro e ganso. Pode também ser utilizado como aromatizante em vinagres ou queijos.
A erva acompanha bem carnes, como porco, pato, peru e frango, grãos e ovos, além de queijos e legumes, como a abóbora. Também vai bem nas massas, como o famoso nhoque com manteiga de sálvia. Para isso, a ela deve ser adicionada à manteiga ainda derretendo para liberar o máximo do seu sabor.