Outras funções importantes do espaço periplásmico incluem o transporte e quimiotaxia de aminoácidos e açúcares, além da presença de proteínas com funções semelhantes às chaperonas que funcionam na biogênese do envelope celular. ... Um grande número de enzimas degradantes é encontrado no periplasma.
Os endoflagelos ou filamentos axiais são feixes de fibrilas que se originam das extremidades celulares e fazem uma espiral em torno da bactéria, porém não a cobre (saca-rolhas). ... Presume-se que os endoflagelos rodem como os flagelos externos. Apresentam como função promoverem a movimentação dos espiroquetas.
Função. A cápsula bacteriana é considerada um fator de virulência pois aumenta a habilidade de uma bactéria causar doença. A cápsula protege a célula bacteriana contra a fagocitose por células eucarióticas como os macrófagos. Um anticorpo específico para a cápsula pode ser necessário para que a fagocitose ocorra.
O glicocálix apresenta diversas funções: Proteção contra danos físicos e químicos; Reconhecimento e adesão celular: o glicocálix participa do reconhecimento de uma célula por outra, distinguindo-a de outros tipos celulares, e promove a união entre elas.
Resumo: Estrutura, Partes e Funções. A célula animal é envolvida pela membrana plasmática que delimita o seu conteúdo e controla a entrada e saída de substâncias. ... Possuem três partes básicas: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo; Originam tecidos e órgãos que apresentam funcionalidades complementares.
A célula animal é uma célula do tipo eucarionte e, portanto, apresenta estruturas como núcleo e organelas citoplasmáticas. Algumas organelas permitem diferenciar uma célula animal de uma célula vegetal.
A membrana plasmática, presente ao redor das células, é capaz de proteger as estruturas celulares e delimitar quais são intracelulares ou extracelulares. Transporte de substâncias. É também papel da membrana plasmática auxiliar no transporte de diferentes substâncias essenciais ao metabolismo celular.