A articulação do quadril é a articulação entre o fêmur e o acetábulo da pelve, e sua principal função é suportar o peso, equilibrar o corpo em posturas estáticas (de pé) e dinâmicas (caminhando ou correndo), proteger o sistema reprodutor e a parte inferior do sistema digestivo.
Extensão: aumento do ângulo de uma articulação ou afastar duas estruturas ósseas. Rotação medial/interna :gira a face anterior do membro para dentro. Rotação lateral/externa: gira a face anterior do membro para fora. ... Abdução: afastar o membro do eixo sagital mediano.
Foco Músculos rotadores laterais do quadril (glúteo médio e piriforme). Como fazer Deite de lado, com o quadril e joelho flexionados a 45 graus. Coloque uma faixa elástica ao redor dos joelhos. Deixe os pés apoiados um sobre o outro.
Flexão do joelho A flexão é o movimento que aproxima a face posterior da perna da face posterior da coxa. Durante a flexão, os meniscos são tracionados para trás. Os músculos responsáveis por este movimento são: bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório e grácil. Gastrocnêmios e poplíteo são auxiliares.
Os músculos paravertebrais (semi-espinhais, multifidos, rotadores, interespinhais, intertransversários) atuam na cadeia posterior do tronco de forma estática, tendo a função principal de manter o tronco ereto durante todo o tempo que estamos em pé ou sentados.
Exercícios Paravertebrais
Os músculos paravertebrais são músculos profundos que atuam em paralelo em cada lado da coluna vertebral e se inserem diretamente aos corpos vertebrais. São responsáveis pela mobilidade segmentar e estabilidade dinâmica da coluna vertebral, e também participam dos movimentos globais do tronco.