EQST

Qual A Diferença Entre As Costelas Verdadeiras Falsas E Flutuantes?

Qual a diferença entre as costelas verdadeiras falsas e flutuantes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença entre as costelas verdadeiras falsas e flutuantes?

Ressaltando que são as 7 primeiras costelas; Falsas: 3 pares, elas se articulam indiretamente com o esterno; Flutuantes: 2 pares, são os dois últimos pares de costelas. Recebem esse nome porque não se articulam com o esterno, estão fixadas somente às vértebras.

O que são costelas verdadeiras e falsas?

As sete primeiras articulam-se na frente com o esterno por meio de uma cartilagem, que lhes é própria (costelas verdadeiras). Da oitava à décima costela elas se unem através de suas cartilagens a uma cartilagem comum, que se articula com o esterno (costelas falsas).

Qual costela não se articula com o esterno?

Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12.

Qual das seguintes estruturas se articula com o esterno?

O esterno tem superiormente as incisuras claviculares, onde se articula com as clavículas, e a incisura jugular, e nas bordas laterais incisuras costais, onde estão fixadas as cartilagens costais.

Quais estruturas se articulam com o esterno?

O Esterno articula-se com as Clavículas e as Cartilagens das Sete (7) Primeiras Costelas.

Quais são os ossos que se articulam com o sacro?

cóccix

Quais são as partes do esterno?

Nesse sentido, é um osso que fica entre a clavícula e as chamadas costelas verdadeiras, ou seja, as costelas superiores. Divisão do esterno. ... Dessa forma, o esterno pode ser dividido em partes distintas: o manúbrio, o mesosterno e o processo xifóide (xiphisternum).