As bacias sedimentares são composições rochosas formadas a partir de extensas e inúmeras camadas de rochas sedimentares, que surgiram a partir da deposição de sedimentos ao longo das eras. São as mais extensas das estruturas geológicas, recobrindo cerca de 70% do relevo terrestre.
o territorio brasileiro nao possui dobramentos modernos pois é territorio antigo com montanhas formadas nas eras pre-cambriana e paleozoica.
Os dobramentos modernos fazem parte da composição das estruturas geológicas da Terra. ... A formação dos dobramentos modernos ocorreu graças aos movimentos orogenéticos da crosta terrestre, que são caracterizados pelo choque entre duas placas tectônicas, sendo geologicamente rápidos e formando áreas instáveis.
Os dobramentos modernos expressam as altitudes mais elevadas do relevo terrestre. ... São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.
Os crátons são estruturas geológicas da Terra formadas há centenas de milhares de anos e presentes em áreas de estabilidade tectônica. Essas estruturas possuem duas classificações, conhecidas como escudos cristalinos e bacias sedimentares. Eles se formam por meio de dois processos: sedimentação e erosão rochosa.
Plataformas: são composições de crátons recobertas por outras formações estruturais, geralmente por camadas de sedimentos, as bacias sedimentares. São também conhecidas por embasamentos cristalinos e geralmente são formadas por regiões de depressões relativas, salvo quando a cobertura sedimentar é muito extensa.
São antigos, ou seja, formados na era Pré-Cambriana. Apresentam altitudes medianas, em torno de 600 metros. São áreas com grande presença de recursos minerais, principalmente minerais metálicos (minério de ferro, estanho, manganês, bauxita, cobre e ouro).
Os escudos cristalinos são os terrenos estruturados pelas rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas que tenham entre 4,6 milhões e 570 milhões de anos. Eles são encontrados principalmente em lugares onde há estabilidade tectônica, ou seja, onde há baixa probabilidade de ocorrem terremotos, como no Brasil.
Os Escudos cristalinos são formados por intensos processos de erosão em áreas de tectonismo estáveis. Por serem formadas, em grande parte, por rochas magmáticas ou ígneas, os escudos cristalinos são também constituídos pela solidificação de magma terrestre decorrente de atividade vulcânica.