Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. ... De acordo com Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) através do processo de ionização. As bases, na mesma condição, liberam íons negativos (OH-) por meio da dissociação iônica.
Na Química Inorgânica, as quatro funções principais são: ácidos, bases, sais e óxidos. As primeiras três funções são definidas segundo o conceito de Arrhenius.
Funções inorgânicas: sais Os sais são substâncias parecidas com os ácidos e as bases, pois liberam íons em contato com a água. São formados a partir da neutralização de um ácido por uma base. Essa reação pode ser chamada de reação de neutralização ou salinização, na qual são liberados um sal e uma molécula de água.
Funções inorgânicas são grupos em que se classificam os compostos inorgânicos isto é, compostos que não contêm carbono. A química dos metais, as propriedades e as reações químicas são estudadas dentro da área de química inorgânica. As principais funções químicas são os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.
Ácido fosforoso é o composto químico descrito pela fórmula H3PO3. É um dos oxiácidos do fósforo, outros importantes membros sendo o ácido fosfórico (H3PO4) e o ácido hipofosforoso (H3PO2).
Sulfuric acid
Perchloric Acid
Chloric acid
O nome dos oxiácidos mais comuns é formado pela palavra ácido seguida de outra palavra formada pelo ãnion, com terminações ICO. Quando possuem um oxigênio a menos, recebem a terminação OSO. Os oxiácidos são ácidos que possuem átomos de oxigênio.
ácido sulfúrico
Na natureza, o ácido sulfúrico pode ser encontrado na forma diluída, por causa da sua alta solubilidade em água, na chuva ácida e em águas provenientes de fontes minerais que possuem sulfetos, como o sulfeto de ferro.
Ácido sulfúrico, também conhecido como vitríolo, é um ácido mineral composto pelos elementos enxofre, oxigênio e hidrogênio com a fórmula molecular H2SO4. É um líquido viscoso, incolor, inodoro e solúvel em água, produzindo uma reação altamente exotérmica.