A velocidade do som pode se propagar em diferentes meios materiais: líquidos, sólidos e gases. Então, quando o som muda de meio de propagação (ar para a água, por exemplo), fenômeno chamado de refração, a velocidade é aumentada. Em geral, quanto mais denso é o meio, maior será a velocidade do som.
No interior dos sólidos, diferentemente da forma em que o som se propaga no ar, os sons podem propagar-se na forma de ondas transversais, como também na forma de ondas longitudinais. As ondas longitudinais produzidas pelo som no interior dos sólidos são chamadas de ondas de pressão.
O som produzido nas pregas vocais passa por um ''alto-falante'' natural formado pela faringe, boca e nariz. ... Os sons da fala são articulados na cavidade da boca, através de movimentos da língua,lábios, mandíbula, dentes e palato, modificando o ar vindo dos pulmões. Estas estruturas modificam o som produzindo a fala.
Resposta. O som se propaga através de ondas sonoras,e essas pequenas ondas vão correr pelo fio. Por isso,a brincadeira funciona somente quando o fio está bem esticado.Se você segura-lo com o dedo vai perceber que também não da certo,porque as ondas vão ser barradas.
Isso acontece porque o som (forma de energia levada por meio de ondas sonoras) provoca vibrações nas moléculas (minúsculas partículas) do ar, que se espalham, fazendo com que o barulho chegue fraquinho. Ou seja, quanto maior a distância entre a origem do ruído e o andar, por exemplo, menor será sua intensidade.
A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.
Sim, pois Som alto na fisica se refere apenas um som agudo ( tipo grito de menina com medo de algo ) . Agora o ''volume baixo'' do som se refere a intensidade do Som. Ou seja, posso ter um som alto, com volume baixo.
Resposta. O som não passa de ondas mecânicas: o aparelho de som faz pequenas vibrações no ar que chegam aos nossos ouvidos e, depois de vários processos no organismo, interpretamos como uma nota, um chiado, alguém falando, etc. ... Para reverter isso, aumentamos o volume, o que garante maior energia para as ondas.
Resposta. A qualidade é a intensidade pois um som fraco possui baixa altura no desenho da onda, e um som mais forte tem uma altura maior no desenho da onda.
Timbre: É a capacidade do ouvido humano de distinguir dois sons, de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as formas das ondas sonoras correspondentes a estes sons sejam diferentes.
Quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo será será o som, isso da a característica do som alto. Com isso, quanto menor for a frequência da onda sonora, mais grave será o som, ou seja, isso nos da a caracteristica do som mais baixo. ... Assim, quanto menor a amplitude da onda mais fraco será o som.
Fisicamente não existe diferença entre o som e o ruído. De acordo com a teoria, o som é uma percepção sensorial e o ruído é o somatório de sons indesejáveis. É a marcação do tempo de uma música. Da mesma forma que o relógio marca as horas, o ritmo nos diz como acompanhar a música.
Quando algum objeto vibra de forma completamente desordenada, dizemos que o som produzido por esta vibração é um ruído, como por exemplo o barulho de uma explosão, um trovão.
Perguntas Frequentes – Acústica e Vibrações: 1) Qual a diferença entre som e ruído? Fisicamente não existe qualquer diferença entre o som e o ruído. O som é uma percepção sensorial e o ruído é visto como sendo um som indesejado.