Os nomes comuns para maca peruana incluem maca, ayak chichira, ginseng peruano, maino e Ayuk willku. Não confunda a maca peruana com tribulus terrestris, pois elas são plantas diferentes. A maca está relacionada com o rabanete e tem um perfume como caramelo. Uma dose típica de maca peruana é de 450 mg em forma de pílula tomadas três vezes ao dia com alimentos. 1.500 a 3.000 mg são tomados diariamente em três doses divididas para aumentar o desejo sexual em homens. Não tome a maca peruana sem consultar um médico antes.
Um dado importante: 100 g de leite têm cerca de 100 mg de cálcio. No caso da maca, a cada 100 g há 250 mg deste nutriente. Por isso, ela atua no fortalecimento ósseo, prevenindo doenças como a osteoporose.
Os comentários me foram muito interessantes e proveitosos, geralmente nós sabemos das coisas, mas precisamos ser lembrados para podermos colocar em pratica. Vou segui-los para ter uma qualidade de vida mais saudável. Muito obrigado!
Maca peruana é utilizada para a infertilidade, despertando o desejo sexual e tratamento da disfunção erétil. As mulheres usam maca peruana para tratar problemas menstruais, desequilíbrio hormonal e menopausa. É também utilizada para a deficiência de células vermelhas do sangue ou a anemia, depressão, síndrome da fadiga crônica, e para melhorar o sistema imunitário. Alguns usam maca peruana para aumentar a energia , melhorar o desempenho atlético e melhorar a memória. Outros usos incluem a osteoporose, câncer de estômago, leucemia, tuberculose e HIV/AIDS.
Ao atuar sobre o hipotálamo, que, entre outras inúmeras funções, atua regulando os níveis de estresse e do comportamento sexual, e as glândulas suprarrenais, que ajudam na regulação do metabolismo, promove esse aumento do desejo sexual. Estudos comprovam o poder estimulante dessa planta na libido.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Além disso, a maca peruana também não deve ser usada por mulheres com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios, como endometriose, mioma uterino, câncer de mama, ovário ou útero.
Maca peruana: um superalimento de qualidades incríveis
Há muitas pesquisas sobre a maca peruana. Uma das mais conhecidas é a do médico espanhol Gustavo Gonzales Rengifo, que foi, inclusive, premiado pela FAO, em 2010, por seu trabalho de pesquisa sobre a maca.
A dose recomendada para uso medicinal precisa ser indicada por médico. Geralmente varia de 1,5 a 3 gramas por dia, mas suplementos devem sempre ser recomendados. Atenção à interação medicamentosa caso esteja tomando medicamentos.
Existem vários estudos publicados a respeito. Um deles mostra que homens com idades entre 24 e 44 anos tiveram melhoras em índices de fertilidade. Essa pesquisa foi feita por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, e publicada no Asian Journal of Andrology.
A maca peruana é geralmente segura quando tomada em quantidades pequenas e é, possivelmente segura, quando tomada em doses de até 3.000 mg por até três meses. No entanto , a maca peruana deve ser evitada durante a gravidez e lactação.
Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o chocolate), depois adicione o fermento e as gotas de chocolate e misture delicadamente. Disponha a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido até que fique dourada.
Este estudo indica que, em ratos, houve uma melhora no distúrbio do metabolismo da glicose com o uso de um extrato de maca.
O nome científico da maca peruana é Lepidium meyenii, mas é popularmente conhecida como Ginseng-dos-Andes ou Viagra-dos-Incas. Por ser muito rica em alcalóides, flavonoides e glicosídeos, a maca peruana tem vários benefícios para a saúde, podendo ser usada para aumentar a vitalidade e a libido, controlar a glicemia e até ajudar a emagrecer.
Estudos indicam que a maca atua regularizando os níveis hormonais auxiliando no controle dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Além disso, geralmente não dá os efeitos colaterais comuns nos fármacos usados para esse fim.
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Há ainda pouca evidência científica para comprovar os efeitos da maca peruana, mas estudos já estão a caminho para divulgar as reais possibilidades da maca peruana. A maca peruana é considerada possivelmente eficaz para aumentar o desejo sexual em homens. Não há informação científica confiável o suficiente para avaliar a eficácia da maca peruana para qualquer outro uso medicinal. Vale também verificar se o produto comprado tem registro na ANVISA, garantindo que você não esteja comprando algo que possa fazer mais mal do que bem.
Já no caso das fibras, o mais importante é que elas regulam o intestino e dão aquela sensação de saciedade. Por isso, a maca é um excelente alimento para constar no cardápio de quem quer perder peso, pois ela sacia e dá energia para a praticar atividade física.
No entanto, quando consumida em quantidades excessivas ou por tempo de tratamento prolongado, a maca pode causar alergia, por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica, de um nutricionista ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.
Bastante versátil e com sabor que remete a nozes, a maca peruana em pó pode ser facilmente incorporada em receitas, especialmente vitaminas ou sucos. Uma dica é adicioná-la em ovos mexidos ou na massa de tapiocas, por exemplo. Mas ela também vai bem em massas de bolo e pães.
Por outro lado, a ciência tem tido mais êxito em estabelecer relação entre o consumo da erva e o aumento da fertilidade em homens. Pesquisa publicada em 2020 avaliou que homens diagnosticados com baixa contagem de espermatozoides tiveram aumento da concentração de sêmen depois de ingerir 2 gramas de maca por dia durante 12 semanas.
O Rubim (Leonurus sibiricus L.) é uma planta muito utilizada para fins medicinais em quase todo território brasileiro. A planta é indicada para fins medicinais para tratar resfriados, bronquites, reumatismos, distúrbios menstruais, pode combater vômito e diarreias.
O chá de erva de macaé, também chamada de rubim, é uma bebida de propriedades anti-inflamatórias. A planta é originária da Ásia e também chamada de erva das lavandeiras e lavantina. Ela auxilia a saúde do estômago, combate dores e cólicas e pode ajudar no tratamento de diversas doenças.
Também conhecida como erva-das-lavadeiras, erva-de-são-francisco, cordão-de-são-francisco-roxo e quinino-dos-pobres, o rubim é uma planta herbácea anual, que chega a atingir 70 centímetros de altura. É utilizada para combater tosses e bronquite. Seus princípios ativos atuam também como antiinflamatório.
Como tomar melão de São Caetano
Coloque 1 litro de água para ferver. Quando ferver, coloque 1 colher (sopa) da erva e desligue o fogo. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Geralmente o chá é feito com algumas fatias secas do melão ou com suas folhas secas, deixadas em água fervente por 10 minutos. No entanto é importante consultar o médico para que seja indicada a forma e quantidade ideal para consumo.
Deixa-se as ramas na água por 2 dias. Depois é só espremer bem as ramas, colocar o líquido na bomba e pulverizar.
Como Plantar Melão de São Caetano?
Polvilhe sal de maneira leve e uniforme nos pedaços do melão. Deixe o sal ser absorvido por aproximadamente dez minutos, o que ajudará a minimizar o sabor amargo e o deixará mais agradável.
Corte as metades em fatias bem finas (quanto mais finas, melhor), acondicione em um recipiente e lave no mínimo 3 vezes, sempre trocando a água. Isso ajuda e retirar um pouco do amargo. Retire toda a água do recipiente e polvilhe um pouco de sal sobre a Goya. Deixe descansar por alguns minutos.
Corte os nigagoris em fatias finas e coloque em um recipiente. Lave 2 vezes com água e escorra bem para tirar o excesso de amargo. Coloque o sal e deixe descansar por 5 minutos.
Escalde o melão para diminuir o sabor amargo. Encha metade de uma panela com água e deixe ferver em fogo alto. Adicione as fatias do melão e deixe por dois a três minutos. Retire da panela e escorra antes de transferir para uma vasilha cheia de gelo, deixando por dois a três minutos.
O melão deve ser consumido, pelo menos, 3 a 4 vezes por semana e incluído numa alimentação saudável, equilibrada e variada. Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta.
Como fazer o chá de melão-de-são-caetano
O resultado pode ser consumido com a salada de frutas. Outra opção é utilizar o alimento em saladas. Você também pode fazer um suco de melão junto com as sementes. Eu faço um suco com melão e melancia, junto com as sementes de ambos, fica delicioso.
O café da manhã pode ser considerado como o alimento sólido consumido antes de começar o dia de trabalho ou escola ou antes do 11: 00 h durante os fins de semana; outros autores definem o café da manhã como a primeira refeição do dia, à qual acrescentaríamos, que o café da manhã, juntamente com o almoço e o jantar, é ...
A próxima vez que for consumir melão, lave a casca e, quando separar a polpa, guarde as cascas na geladeira. ... A casca do melão possui mais fibras, cálcio, potássio e fósforo do que a polpa, ou seja, nosso corpo estará mais nutrido com as cascas que… Jogamos fora.
E tem mais: a casca do melão contém poderosos antioxidantes, que têm a função de proteger o fruto do desgaste causado pela ação do tempo, do ataque de insetos e microrganismos. Por isso, quando consumimos essa parte, nosso organismo se beneficia dessa proteção.
Cascas e sementes do mamão podem ser consumidas.
A parte branca da melancia, por exemplo, que faz parte da casca e não é consumida normalmente, melhora a irrigação sanguínea, aumentando, entre outras coisas, o desempenho sexual. As sementes, por sua vez, têm efeito anti-inflamatório e fortalecem o sistema imunológico.
Basta lavar, colocar em uma panela e torrar por dez minutos em fogo brando. Elas ficam bem crocantes e podem ser servidas como aperitivo. As sementes têm ômegas 3 e 6, anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico.