A Política Nacional de Educação Especial (1994) define como portadores de altas habilidades / superdotados os educandos que apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica especifica; pensamento criativo ...
O que podemos dizer, de forma resumida, é a seguinte classificação: inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.
Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), as altas habilidades/superdotação são os alunos que apresentam a facilidade de aprendizagem, pois dominam rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes.
A classificação oficial estabelece seis tipos de superdotação, a saber: intelectual, acadêmico, criativo, social, talento especial e psicomotor.
Os três anéis que compõe o comportamento superdotado são habilidade acima da média, criatividade e motivação, a habilidade acima da média se observa ao apresentar uma média dos indivíduos da mesma classe socio-ambiental e identificar desvios na curva padrão, ou seja, ao se prover vários indivíduos com os mesmos ...