Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.
1. Próprio de ou relativo a homem (ex.: identidade masculina; ponto de vista masculino). 3. Próprio de ou relativo a macho (ex.: órgão sexual masculino).
Significado de Masculino adjetivo Relativo aos machos: sexo masculino. [Figurado] Varonil; enérgico. Gramática Diz-se dos substantivos que têm seu gênero gramatical marcado pela possibilidade de serem precedidos pelo artigo o.
As coisas, assim como pessoas, animais, objetos, comidas, têm nome. Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem em gêneros diferentes, o masculino e o feminino. ... “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino. É como se estivéssemos definindo o sexo de tudo.
Substantivo é aquilo que por si só designa a própria substância, ou seja a essência, a matéria. É um termo com origem no latim “substantivu” que significa “substancial”. Gramaticalmente, substantivo é qualquer palavra que nomeia tudo que existe. É tudo que dá nome aos seres, a tudo que você vê, ouve, sente ou imagina.
Substantivo é a classe gramatical, ou morfológica, de palavras que nomeiam os seres - reais ou imaginários, concretos ou abstratos. Além disso, inclui nomes de ações, estados, qualidades, sentimentos etc.