Entenda a infecção intestinal Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias. Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados.
Uma boa opção para tratar a diarreia canina é a água de arroz. É um remédio caseiro que ajuda a combater a diarreia em cachorro além de normalizar o trânsito intestinal, e você pode dar ao seu cachorro depois do período de jejum.
Nos casos de diarreia por intoxicação, nós indicamos o uso do Mercepton Oral. O medicamento atua como estimulante do processo digestivo e da eliminação de toxinas. Pode ser usado em intoxicação oriunda de alimentos deteriorados ou de plantas tóxicas acidentalmente ingeridas.
Consistência: o cocô de cachorro deve ter uma consistência firme. Dejetos sem forma podem indicar que o intestino do seu cachorro não está realizando uma correta absorção dos nutrientes, o que nos leva a termos um cachorro cagando mole. Por outro lado, fezes de cachorro muito duras podem indicar desidratação.
Entre as possíveis causas de um quadro persistente de cocô mole estão: ação de agentes externos (medicamentos analgésicos e antitérmicos, por exemplo), hipertireoidismo, intolerância alimentar (principalmente à lactose) e/ou doenças do sistema digestivo (como a Doença de Crohn, que é uma inflamação crônica).
Os filhotes de porte grande (> 25 kg na idade adulta) produzem fezes mais moles do que aquelas produzidas por filhotes de porte menor; além disso, os filhotes jovens (com 4-5 semanas de vida) produzirão fezes significativamente mais moles do que os de idade mais avançada.
Diarreia é bastante comum em filhotes e pode variar de um ou dois episódios leves que se resolvem rapidamente a sintomas gastrointestinais graves que podem indicar uma doença mais séria.
Diarreia causada por parasitas intestinais: infecção por vermes é uma causa super comum de diarreia canina. Para evitar, mantenha o vermífugo em dia; Diarreia causada por doenças: viroses, infecções e tumores podem causar diarreia nos cachorros.
A alteração da dieta, mudança para uma nova casa ou um elemento novo na família (seja criança ou um novo animal) podem originar diarreia ou fezes moles no gato.
A melhor maneira para tratar a diarreia do seu gato é através da alimentação e, acima de tudo, da reidratação. Tenha sempre água fresca à disposição e troque-a regularmente. Se o seu gato bebe pouca água no bebedouro e prefere beber diretamente da torneira, abra a torneira sempre que ele pedir.
Como ensinar o gato a fazer xixi no lugar certo?
Sinais de um gato doente
Enquanto estiver doente, o seu gato deve beber água fresca de forma abundante. Caso de negue, é recomendável ser você mesmo a dar-lha com a ajuda de uma seringa. Faça-o em intervalos de quinze ou trinta minutos: assim, está a evitar que fique desidratado.
“Gatos individuais podem mostrar que 'gostam' de seu dono de várias maneiras. Gatos mais sociais demonstram afeto se esfregando em seus donos ou sentando em seu colo, enquanto gatos mais independentes podem demonstrar afeto apenas por estarem no mesmo cômodo que o dono.