A cadeia alimentar aquática segue o mesmo princípio da terrestre, com produtores servindo de alimento e energia para os consumidores, que por sua vez são consumidos, depois de morrerem, pelos decompositores. O ser vivo da base da cadeia alimentar é o fitoplâncton, que é consumido pelo zooplâncton.
Produtores, consumidores e decompositores são os diferentes níveis tróficos observados nesse esquema. Cada organismo ocupa uma posição diferente, de acordo com seus hábitos alimentares, na cadeia alimentar.
Na cadeia alimentar aquática, encontramos que os produtores primários são as algas, sejam elas unicelulares, como as pertencentes aos filos Glaucophyta, Rhodophyta e Chlorophyta, ou multicelulares, as do superfilo Heterokonta, que são as algas que podemos ver a olho nu nas praias, etc.
Resposta : os animais que fazem parte da cadeia alimentar sao consumidores como o rato, gato,cao, leao.
Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores.
Herbívoros: são aqueles que se alimentam de plantas e/ou algas. Carnívoros: alimentam-se de outros animais. O leão é um exemplo. Onívoros: aqueles que apresentam uma dieta mista, alimentando-se tanto de animais quanto de plantas e/ou algas.
Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem em herbívoros, carnívoros e onívoros. - Herbívoros: são aqueles que se alimentam apenas de vegetais. ... A girafa é um herbívoro, pois se alimenta apenas de vegetais. - Carnívoros: são aqueles que só se alimentam de outros animais.
Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas. Peixe Carpa, um peixe onívoro. A gaivota é uma ave que pode apresentar hábitos herbívoros, frutívoros ou carnívoros.
Animais onívoros
Os animais onívoros são aqueles que se alimentam de fonte vegetal e animal, ou seja, um onívoro apresenta uma dieta bem variada. A origem da palavra onívoro vem do latim e significa a união dos termos "omnis" e "vorus" que significa "aquele que come tudo".
Peixes onívoros são aqueles que exploram alimento animal e vegetal, em partes equilibradas. São onívoras as seguintes espécies: Tilápia, Lambari, Pacu, Piraputanga e o Tambaqui. Peixes onívoros são aqueles que exploram alimento animal e vegetal, em partes equilibradas.
Os peixes carnívoros são os peixes que se alimentam preferencialmente com proteína de origem animal; e os ictiófagos que se alimentam de outros peixes. Os peixes carnívoros são os mais apreciados; entretanto, a maioria deles ainda não aceita rações secas. É o caso do tucunaré, traíra, surubim, dourado, jaú, pirarucu.
Alimentam-se de frutos e sementes. Alimentam-se de organismos bentônicos (larvas de insetos, larbas e ovos de moluscos, crustáceos entre outros organismos) e detritos orgânicos (algas, resíduos planctônicos, fezes de outros peixes, entre outros) que se acumulam ou desenvolvem nos fundos dos viveiros e tanques.
Para uma dieta saudável, o Ministério da Saúderecomenda o consumo de duas porções de peixe por semana. O peixe é considerado fonte importante de ferro, vitamina B12, cálcio, fósforo, iodo e cobalto. Além disso, vários deles fontes de ômega 3. “Consumir peixes diariamente proporciona inúmeros benefícios à saúde.
Comer peixes traz um mar de benefícios; conheça os nutrientes de 10 tipos. Incluir peixes na dieta previne doenças cardíacas, faz bem para o cérebro e imunidade. Eles possuem proteínas, vitaminas, minerais e gorduras "boas", como o ômega 3, que são essenciais para o corpo.
Quais são os 4 melhores peixes para consumir na dieta?
Salmão ou tilápia: qual peixe é mais nutritivo e saudável?
Isso inclui peixes oleosos como salmão e sardinha, assim como peixes não oleosos, incluindo caranguejo e robalo. Uma porção equivale a cerca de 140g. Outra preocupação é o mercúrio, uma neurotoxina que pode passar pela placenta e afetar o desenvolvimento do feto.
Confira o peixe adequado para cada tipo de preparo
7 tipos de peixes ideais para a sua dieta saudável