As doenças transmitidas por vetores são enfermidades infecciosas propagadas por organismos intermediários, que podem ser mosquitos, carrapatos ou roedores, que por sua vez as transmitem aos humanos.
Os insetos hematófagos em geral transmitem os agentes infecciosos por inoculação através da pele, durante a alimentação, diretamente no sangue, como ocorre com os mosquitos (malária, febre amarela, dengue, filariose, encefalite japonesa e febre do Nilo Ocidental), com os flebotomíneos (leishmaniose cutânea e visceral) ...
Entre os parasitas do ser humano destacamos os piolhos, bernes e vermes platelmintos (tênias e esquistossomos) e nematódeos ou nematelmintos (lombrigas, ancilóstomos, bicho geográfico, entre outros). Outros invertebrados podem transmitir doenças que merecem verdadeiros cuidados, como no caso do mosquito da dengue.
Alguns invertebrados como camarões de água doce são utilizados pelos humanos como alimento, outros organismos são mais conhecidos por razões negativas, por exemplo, os mosquitos hematófagos, que são vetores de doenças como dengue, febre amarela e malária, e os moluscos vetores de doenças como esquistossomose.
Como os insetos causam doenças Moscas que pousaram em fezes, por exemplo, contaminam alimentos e bebidas. Essa é uma forma de o homem contrair doenças debilitantes e mortíferas como a febre tifóide, a disenteria e até mesmo a cólera.
Os animais invertebrados são divididos em diversos filos, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos. Conheça a seguir as principais características e exemplos de cada filo.
Os insetos são muito importantes porque são capazes de sobreviver e se alimentar nos mais diversos ambientes como plantas, madeiras, néctar e até sangue. Por isso, dependendo da espécie, podem ser benéficos ou maléficos. O estudo dos insetos é chamado de entomologia.
Eles são muito importantes na cadeia alimentar oceânica, pois são a dieta básica de muitos animais, incluindo a lontra do mar. Por outro lado, os equinodermos se alimentam de algas marinhas e controlam seu crescimento. ... Em alguns países, os equinodermos são considerados um alimento.