Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.
Um registrador é um local interno à CPU, onde os dados que foram buscados na memória são armazenados. O registrador é um circuito lógico que tem a finalidade de reter a curto prazo um conjunto de bits.
Acerca dos componentes de um computador, assinale a alternativa correta. Os Registradores são elementos de armazenamento não volátil. O Registrador mais importante é o contador de programa que indica a próxima instrução a ser buscada para execução.
Qual a função do registrador de instrução (RI)? a. Receber as instruções da memória principal e passar para a unidade de controle já decodificada. ... Receber as instruções da memória principal e passar para a unidade Lógica e Aritmética já decodificadas.
Os registradores de uso geral são usados para armazenar dados da execução do programa, como os valores que serão operados e o resultado das operações. Acc (Acumulador) → Este registrador é especial porque ele é normalmente usado como fonte e destino de dados e costuma ser um operando implícito nas instruções.
Basicamente temos 4 tipos desses registradores dependendo da forma como entra e como sai a informação dos mesmos, sendo eles: SISO: entrada em série (serial) e uma saída em série (serial). PISO: entrada em paralelo e uma saída em série (serial). SIPO: entrada em série (serial) e uma saída em paralelo.
Os registradores da CPU rodam na mesma velocidade que o resto da CPU; caso contrário, seriam um sério gargalo para o desempenho geral do sistema. A razão disso é que praticamente todas as operações desempenhadas pela CPU envolvem os registradores de alguma forma.
O registrador de instruções ir (em inglês, ins- truction register) armazena o código da instrução que está sendo executada, enquanto que o registrador apontador de instruções ip (em inglês, instruction pointer) contém o endereço da próxima instrução a ser executada.
4. Qual é a vantagem do uso de muitos registradores em um processador? Consegue trabalhar acessando mais os registradores do que a memória principal, assim ficando mais rapido. A possibilidade de maior armazenamento e de maior velocidade.
A unidade de controle (UC) assume toda a tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandado todos os demais componentes de sua arquitetura. É a UC que deve garantir a correta execução dos programas e a utilização dos dados corretos nas operações que as manipulam.
A. Os registradores locais são utilizados para armazenar cópia de dados armazenados na memória principal. ... Seu uso é conveniente pois o tempo de acesso à memória principal é muito maior do que o tempo de executar instruções.
Pipeline é uma técnica de implementação de processadores que permite a sobreposição temporal das diversas fases de execução das instruções. Aumenta o número de instruções executadas simultaneamente e a taxa de instruções iniciadas e terminadas por unidade de tempo.
A função do operando é identificar / localizar o dado que será processado. Quanto ao número de operandos, podemos considerar: Número maior: permite maior completeza, por possibilitar ter todos os operandos necessários à indicação dos dados para a realização de operação.
O processador é o componente principal de um sistema de computação. É responsável pela realização das operações de processamento e de controle, durante a execução de um programa. Um programa para ser executado pelo processador deve ser formado por uma série de instruções de máquina.
Uma CPU executa cada instrução em uma série de pequenas etapas, que costuma ser denominada ciclo: buscar-decodificar-executar. identificar-processar-entregar. carregar-processar-armazenar.
seguintes etapas são definidas:
Uma interrupção é um evento externo que causa o processador parar a execução do programa corrente e desviar a execução para um bloco de código chamado rotina de interrupção (normalmente são decorrentes de operações de E/S).
Quando ocorre uma interrupção, a CPU interrompe o processamento do programa em execução e executa um pedaço de código (tipicamente parte do sistema operacional) chamado de tratador de interrupção. Em muitos casos, após a execução do tratador, a CPU volta a executar o programa interrompido.
Tipos de Interrupção
Um controlador de interrupções é responsável pelo encaminhamento das interrupções dos periféricos para o processador.