O mais comum é o vale fluvial, como mostrado na figura ao lado. Sua forma típica é em V, especialmente quando for jovem, com vertentes íngremes, ainda pouco modeladas pela erosão. O vale do Tibagi é um exemplo de vale fluvial. A linha que une os pontos mais profundos do leito do rio é chamada de talvegue.
Os principais agentes erosivos são:
Geografia. A erosão é um processo natural e presente na dinâmica do planeta há milhares de anos (tempo geológico). Esse fenômeno consiste no desgaste do solo e das rochas de áreas mais altas para áreas mais baixas, ocasionando a sedimentação dos detritos.
Resposta:Erosão é a ação de processos superficiais, (tal como a ação do fluxo de água ou vento) que remove solo, rochas, ou material dissolvido de um local na crosta da Terra, que então o transporta para outro local.
Erosão glacial: é o tipo de erosão causado pela ação do gelo, tanto da neve quanto das geleiras. Geralmente ocorre porque as variações de temperatura congelam e descongelam a água, que se dilata e se comprime, afetando as rochas e os solos.
Erosão glacial é a erosão causada pelo gelo. A erosão ocorre quando os blocos de gelo ou as geleiras derretem a ponto de poderem deslizar na terra . ... A erosão glacial forma os famosos fiordes – vales em forma de “U” formados pela presença de antigas geleiras.
Como evitar a erosão
Resposta. A erosão é responsável pela Esculturação do relevo, ela dá forma as estruturas geológicas de acordo com as condições climáticas do local.
A erosão do solo é um desgaste natural que acontece por causa da ação da água corrente, do vento ou de atividades humanas que resulta no desgaste ou na remoção do solo.
Resposta. a erosão do solo, pode gerar: assoreamento de rios,ou seja o depósito de acúmulo das partÍculas de potencial de ocasionar ou agravar enchentes em períodos de chuvas intensas, podendo causar prejuÍzos não somente ao produtor, mas também á comunidade.
A erosão de precipitação e escoamento superficial é também chamada de erosão pluvial, sendo provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas da chuva. Esta ação é acelerada quando a água encontra o solo desprotegido de vegetação.
O intemperismo consiste no conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que provoca o desgaste das rochas ao longo do tempo. São esses processos que fazem, por exemplo, que as rochas atingidas pelas ondas do mar transformem-se, gradualmente, nas areias das praias.
Voçoroca, boçoroca, ou buracão é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.
Das alternativas a seguir, que tipo de erosão não é ocasionada pela água? ... A erosão eólica, que é provocada pela ação dos ventos, é a única da lista que não tem como agente principal a água.
A erosão pela água apresenta-se em seis diferentes formas, a seguir:
A erosão como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. ... A erosão pluvial é o principal tipo de erosão, causado pela ação da água das chuvas.
A erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo causado pela água e pelo vento. A erosão do solo constitui, sem dúvida, a principal causa da degradação acelerada das terras. ... Outras vezes, esse transporte de partículas de solo se verifica, também por ação do vento.
A voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. A voçoroca torna o solo pobre, seco, quimicamente morto e nada fecundo.
Embora tenha causas naturais, os principais determinantes da desertificação estão associados com práticas antrópicas, como as queimadas, o desmatamento, a mineração, a irrigação incorreta e o uso intensivo do solo pela agropecuária.
Vegetais (árvores, grama), e protegidos contra fatores externos (vento, água), são mais resistentes aos efeitos da erosão.
2 – Qual destes anúncios apresenta a descrição de um terreno com solo mais protegido contra desgastes naturais? Por quê? 3 - Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo.
Resposta: devido a ações de agentes externos (chuva, vento, gelo, ondas, sol). Explicação: e ocorre porque, normalmente, boa parte da água da chuva bate primeiro na copa das árvores ou nas folhas da vegetação antes de cair no solo, funcionando com uma camada protetora.
Resposta. Terrenos protegidos por árvores, terrenos próximos de rios com mata siliar preservada, lugares com baixa incidência de ventos e luz solar.
Resposta. Explicação: Vegetais (árvores, grama), e protegidos contra fatores externos (vento, água), são mais resistentes aos efeitos da erosão.
Uma terra desgastada é uma terra que está em erosão, sem a proteção natural dos vegetais, a chuva irá encharcar a região, os ventos também irá agir, a água irá escorrer e levar todos os nutrientes do solo e as bactérias que sintetizavam esses nutrientes ou que facilitavam a sua obtenção.
Resposta. A importância da cobertura vegetal para o solo pois protegem o solo dos fatores erosivos(chuva, vento, sol, etc) que retiram as partículas do solo deixando-o pobre em nutrientes. Quando o solo está coberto por vegetação a água da chuva chega com menos velocidade ao solo e não o "machuca".
Erosão dos solos acontece quando a água das chuvas provoca a remoção de partículas que que formam o solo, e quando esse solo é protegido pela cobertura vegetal, essa cobertura reduz a energia das gotas, fazendo com que elas não tenham força para retirar partículas.
Resposta. A erosão aumenta porque com a remoção da vegetação o solo fica mais exposto nas chuvas, o solo fica desprotegido. A lixiviação e o escoamento superficial faz com o solo perca nutrientes.
A cobertura vegetal exerce papel fundamental na proteção das unidades geoambientais contra os processos morfogenéticos (erosão do solo), com isso, para cada tipo cobertura vegetal foram atribuídos valores de vulnerabilidade de acordo com a capacidade de proteção dessa cobertura aos processos de erosão do solo.